Fazer um setup à guitarra!

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Naré LiveMick em Sab Abr 25 2015, 08:47

Claro. Dei a minha opinião porque falaram nisso, mas tanto a minha Tele como a LP estão perfeitas! A Strat não consigo fazer nada dela... Acho que o braço está marado. Até já considerei comprar um braço Sad
(Essa mesmo Z3D)

Do not argue with an idiot. He will drag you down to his level and beat you with experience.
Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Post Count : 11113
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Standard Telecaster Custom MII) + (Squier Strat SE) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo

http://www.livemick.co.uk

Mensagem por Z3D em Sab Abr 25 2015, 08:48

gostava de ve-la...
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 08:49

Sou céptico, principalmente quando a ciência (física) me dá ainda mais razões para não acreditar.

A ciência corrobora precisamente o que eu disse. Se entre os dois pontos que suportam a corda tiveres betão, o amortecimento do impacto da corda deverá ser quase nulo ao passo que qualquer outro material que absorva o impacto de forma diferente irá fazer com que a forma como a corda vibra também seja diferente.

Diferentes superfícies de suporte que se deformam de forma diferente perante o impacto irão influênciar no resultado daquilo que "permanece na corda a vibrar".. e aquilo que permanece na corda a vibrar é o que o captador apanha.

Quando metes alguma distorção isso já não interessa porque a distorção vai fazer com que todos os harmónicos subam e se comprimam, logo as diferenças atenuam-se drásticamente.

Atenção que o meu comentário tem a ver essencialmente com diferentes construções de guitarras e não com diferentes madeiras em corpos idênticos.
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3066
Guitarra : Sim

Mensagem por Z3D em Sab Abr 25 2015, 09:20

Certo. Mas julguei que estávamos a falar de "tonewood". E isso implica alteração (adição ou subtração) de frequências para além daquela que é emitida pela corda e captada pelo pickup.

O problema é que antes de chegar ao corpo tens a pestana e as selas (+bridge), que têm materiais muito mais densos. E como sabes, quando as ondas transversais da corda a vibrar atingem estes materiais, praticamente toda a frequencia e amplitude da corda é reflectida à corda, nesse ponto (não no betão ou madeira).
Existe uma pequeníssima parte da onda (e claro, subprodutos dessa onda, harmonicos de garu N, etc) que é absorvida pela pestana e selas/bridge que é alterada em amplitude (damping) e velocidade de propagação (não em frequência, essa mantêm-se), mas isso acontece ao resquício que é absorvido pela bridge/pestana.
Basicamente a onda atinge a bridge/pestana é reflectida. O que "passa" aumenta de velocidade de propagação.
Quando esse resquício chega à madeira, existe outro damping e a velocidade de propagação diminui (passa de um corpo de maior densidade para outro de menor densidade). No entanto continua a haver reflexão do corpo para a sela/bridge/pestana.
Mas, (e isto é um grande MAS), nunca é adicionado nenhuma frequencia. A onda só é alterada em muito pequena escala em amplitude. A velocidade de propagação não interessa neste caso pois não influencia o "tone", nem mesmo a amplitude - esta ultima pode afectar o "volume" do sinal, não o tone. Nada é acrescentado ou retirado à frequência.
Portanto isto explica algo importante também sobre o sustain: quanto mais denso for o material, mais energia de vibração é reflectida de volta à corda. Por isso mais sustain se consegue obter (idealmente).

Atenção a um pormenor: o sustain (decay) acontece porque a energia cinética da corda é transformada em algo diferente. Normalmente a causa é o atrito (transformação da energia em calor) que se encontra na pestana/sela.

(I told I won't get into this....)
Z3D
Guitar GOD

Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta

Mensagem por acknowledgement em Sab Abr 25 2015, 09:36

claro isso do betão cada um partilha a sua experiência. 

se a minha palheta tiver um vinco de ter palhetado a corda com força tenho que ir poli-la para o timbre voltar ao normal. é pintelhoso eu sei. xD

com as dezenas de guitarras que experimentei, mesmo com cordas e pickups idênticos, há sempre diferenças. mesmo nas solid body.
não consigo fazer uma strat soar a les paul nem uma les paul soar a strat. nem fazer nenhuma destas soar a 335 nem vice versa. 

Quando metes alguma distorção isso já não interessa porque a distorção vai fazer com que todos os harmónicos subam e se comprimam, logo as diferenças atenuam-se drásticamente.

muitas das vezes não gosto de distorção / muitos efeitos / sons demasiado artificiais ou digitais, por causa disto mesmo. diferenças atenuam-se. e é algo que também pode acontecer no playing. 

por isso é que considero muito mais mais virtuoso um gajo tocar... sei lá, um concerto de bach na guitarra com toda a expressão, do que gajos que abusam da distorção e é só show off de dedos e truques.
acknowledgement
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 241
Guitarra : Algumas

http://www.cargocollective.com/carloscepinha

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 09:44

Z3D

O timbre é a soma das várias amplitudes em todas as frequências, ou melhor, a relação entre elas... e o volume geral não se pode dissociar disso. Pelo que li parece que estás a dissociar a amplitude "volume" da amplitude "frequências" mas são relativas e são a mesma coisa só que o volume é tipo o total.

Podes ter pestanas e saddles duríssimos mas nunca te esqueças de que tens de ter algo a suportá-los e isso cria a tal conjugação mecânica de um corpo só... portanto não podemos pensar apenas nessas duas pontas da corda em separado do resto.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Z3D em Sab Abr 25 2015, 10:08

Devo ter me explicado mal....
Amplitude é só uma. Ou tem mais ou menos, cada frequência. O tom é a conjugação das várias frequências, cada uma com a sua amplitude
Mas não existe adição ou subtração de frequências provocada pelo corpo da guitarra. O tal tonewood.

é isto.
Z3D
Guitar GOD

Mensagem por Skaven em Sab Abr 25 2015, 10:18

ui... o velho tópico do Tonewood + Sustain, já discutimos isto há anos... para não aumentar a confusão (muitos a escrever) eu faço das palavras do meu inimigo natural do fórum Z3D as minhas palavras e deixo dois vídeos em baixo (apenas por curiosidade):

Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419

http://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 10:23

Mas não existe adição ou subtração de frequências provocada pelo corpo da guitarra. O tal tonewood.

Isso existe de certeza. Corpos (matéria) diferentes irão absorver e "rejeitar" (e propagar) as diferentes frequências a diferentes níveis. Se assim não fosse todos os materiais soavam ao mesmo quando lhes desses com o nó dos dedos.

Na madeira tens diferentes níveis de densidade, rigidez e disposição das fibras, tudo isso faz diferença acusticamente.

Fazer diferença a nível do que se mantém na corda de forma útil à captação magnética, isso é que é outra coisa bem diferente. Os pickups não são microfones e a madeira de uma guitarra solid body não está lá para servir de membrana amplificadora/reflectora (instrumentos acústicos).
kouros
Guitar GOD

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 10:37

Passei esse 2º video lá para o fim quando o gajo está a desenhar no quadro e ele diz coisas sem sentido. Lá porque não tocamos (se não quisermos) nenhuma nota (frequencia fundamental) entre F e F# não significa que essa frequência simplesmente não existe na guitarra quando tocas outras notas. Essas conclusões sobre picos de ressonância estão um bocado enviesadas. Qualquer material tem um tap tone.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Z3D em Sab Abr 25 2015, 10:46

estas a falar de ondas de compressao que ouves acusticamente (o toc toc por ex), nao de transversais (vibracao da corda).
whatever kouros, whatever Smile

eu disse que nao ia começar isto. nao vou continuar.
Z3D
Guitar GOD

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 11:06

Claro que são diferentes mas não foi isso que quis salientar.

Aquilo que tem relevância em termos madeirísticos para uma guitarra de caixa é bem diferente do que se pretende para uma solid body. As madeiras só por si (como material) tem propriedades e comportamentos acústicos diferentes só que o fim que lhe dão (fazer um tampo para um violino vs um bloco de madeira para segurar pickups) é que faz toda a diferença.

"Tonewood" é um nome um bocado infeliz mas existe, tal como existe "toneconcrete" ou "toneplastic". No extremo, quando utilizado para falar de guitarras eléctricas onde espetam EMG's activos, até parece piada mas ok..

Para guitarras eléctricas idênticas, a escolha da madeira do corpo deve fazer menos diferença do que meter bordões pure nickel vs stainless steel.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por acknowledgement em Sab Abr 25 2015, 11:10

de certeza que não sacam o som de uma gibson L5 noutra guitarra qualquer seja com que pickup for. ai é mesmo tonewood.
acknowledgement
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 241
Guitarra : Algumas

http://www.cargocollective.com/carloscepinha

Mensagem por Skaven em Sab Abr 25 2015, 11:18

e certeza que não sacam o som de uma gibson L5 noutra guitarra qualquer seja com que pickup for. ai é mesmo tonewood.
Nope, aí é radius aí é scale aí é frets aí é pickups aí é taipiece e aí é pestana, a madeira tendo influência seria sempre absolutamente mínima (estando obviamente os pickups "potted").

Mas... eu também não vou discutir mais isto, cada um acredita no que quiser.

Verdade seja dita que sempre que fiz blind tests a músicos que acreditam na influência da madeira eles nunca acertaram em nada mas... deixo-vos um artigo curioso mais ou menos parecido com isto:

http://www.thestrad.com/cpt-latests/blind-tested-soloists-unable-to-tell-stradivarius-violins-from-modern-instruments/
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 11:34

Esse teste com o stradivarius é uma questão diferente.

Em instrumentos acústicos o "tonewood" interessa e o plano de construção (e a execução) também. O setup também modifica bastante o som.

Outra coisa que prova a banhada do tonewood nas eléctricas é o facto de existirem dezenas de tipos de cada madeira (mogno, maple, etc). Isto quer dizer que o que publicitam é apenas a família da madeira, no entanto o "mogno cheio de sustain" até pode ser é um cedro.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven em Sab Abr 25 2015, 11:46

Não se já alguém já tocou numa Strat com o corpo em Korina, eu já tive essa sorte, a Korina é supostamente semelhante ao Mogno mas apenas com mais ênfase nos midds, toquei numa guitarra (parecida) com esta em baixo:

https://reverb.com/item/132732-fender-korina-john-cruz-masterbuilt-1960-strat-with-ultra-flamed-neck-and-factory-gold-hardware-2009-two-tone-sunburst

O som era tal e qual o de uma Strat feita em Alder ou Ash ou "whatever".

Não obstante isto, um dia numa loja de instrumentos de um amigo meu começo uma discussão sobre tonewood com 5 músicos (um era Luthier) + o meu amigo e decidimos fazer um blind test, temos 8 Strats em Alder+Ash+BassWood com braços em Rosewood e Mapple bom... eu coloco as 8 Strats no chão sento-me escondido atrás dos amps e vou tocando alto (de forma a que não conseguissem perceber o som acústico) e vou mudando de guitarras para ver se eles adivinham os corpos e os braços, som limpo, overdrive, mudo de pickups etc... sabem quantos adivinharam os corpos e/ou os braços? ZERO!

Já repeti este teste imensas vezes em outras ocasiões e nunca adivinham nada!

Portanto... eu pessoalmente não acredito em ToneWood, atenção, não confundir ToneWood com o formato da guitarra!

Acredito que se a madeira tiver alguma influência esta seria sempre mínima e pouquíssimo auditiva!

Enough said!
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 11:50

Se estamos todos a dizer que não acreditamos.. estamos a escrever para quem mesmo?

Laughing
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven em Sab Abr 25 2015, 11:52

e certeza que não sacam o som de uma gibson L5 noutra guitarra qualquer seja com que pickup for. ai é mesmo tonewood.

Laughing
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 11:59

Ah, ok.

Isto parece uma discussão tipo "A marca dos pneus faz toooda a diferença. Repara lá na velocidade que aquele Lamborghini atinge com uns Pirelli em comparação com o Renault Twingo com uns Goodyear".
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven em Sab Abr 25 2015, 12:03

Não é por mal... mas... há anos que estudo e discuto isto, fiz imensos testes etc e já não tenho paciência para discutir mais.

Eventualmente há alguma coisa que escapa há ciência e a madeira poderá ter influência, aos olhos de hoje e de acordo com o que estudei que incorpora 3 estudos universitários pessoalmente, não acredito nada em ToneWood.

Over and Out (Vou tocar!): Very Happy  O meu ToneWood está em conseguir que o Alder soe a Mogno com os dedos em vez da palheta! Very Happy
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Z3D em Sab Abr 25 2015, 12:08

no outro dia, a propósito da proibição de venda de álcool a menores de 18 anos ouvi isto algures:

"Já devia era ter sido há muito mais tempo!! Assim nunca tinha acontecido essa coisa das Aparições!"

é mais ou menos isto...
Z3D
Guitar GOD

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 12:10

Não existe para eléctricas mas também não é preciso generalizar senão estás a ignorar todos os outros instrumentos feitos de madeira que não precisam de electricidade... e olha que não são poucos.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por mpexus em Sab Abr 25 2015, 14:00

acknowledgement escreveu:de certeza que não sacam o som de uma gibson L5 noutra guitarra qualquer seja com que pickup for. ai é mesmo tonewood

Vou parecer um "bronco" com isto mas aqui vai:

E quem está a ouvir sabe que é um Gibson L5 ou uma outra qualquer? Será que quem está a ouvir realmente se interessa se é A, B ou C? A meu ver, no one cares Smile

Eu pessoalmente acho que isto do Tone "incomoda" mais quem está a tocar do que realmente quem ouve, então nos dias de hoje em estúdio fazes quase qualquer coisa soar a qualquer outra coisa e ao vivo... ninguém nota nada pq o som ao vivo é sempre uma "merda"... ou está alto demais, ou tá tudo empastelado ou abafado, basta fazer um soundcheck sempre de sala vazia e depois tocares sempre em salas com gente que lixa logo toda a acústica para qual o soundcheck foi feito, mesmo tentando antever a sala com público.
mpexus
Guitarrista viciado

Post Count : 999
Guitarra : Ibanez

Mensagem por kouros em Sab Abr 25 2015, 14:04

pessoalmente acho que isto do Tone "incomoda" mais quem está a tocar do que realmente quem ouve

Ya, é essa a ideia..

..ou tu tocas a pensar em quem ouve?

Por mim até posso ter surdos a ouvir a minha guitarra ou manetas a sentirem o conforto do braço, a guitarra é para eu tocar e ouvir, o resto é pura consequência.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por mpexus em Sab Abr 25 2015, 14:13

Eu falava no âmbito de quem é musico profissional, acho que isso ficou subentendido Wink
mpexus
Guitarrista viciado

Post Count : 999
Guitarra : Ibanez

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: