Importançia do Solfejo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Importançia do Solfejo

Mensagem por Mafia777 em Sex Dez 05 2008, 17:20

Na minha opiniao o solfejo é muito importante para o desenvolvimento de um musico.
Realmente a aprendizegem do solfejo é muito chata,sendo por vezes a razao da desistencia de alguma malta que se inicia na aprendizagem da musica.
Eu nao quero com isto dizer que toda a gente que quer aprender musica tem que saber solfejo,muita malta toca muito bem e nao sabe solfejo.
A diferença entre saber ou nao solfejo é a segunte:
Que sabe solfejo sabe ler pautas e interpretalas em tempo real(numa fase mais avançada), sabe ler musica.
Quem nao sabe solfejo so sabe ler pelas tablaturas e mesmo que saiba as notas nao tem pratica em ler essas notas e leva muito mais tempo a decifrar uma pauta.

Agora depende de cada um analizar qual é o seu objectivo no mundo da musica.
Esta é a minha opiniao!
Mafia777
Guitarrista dedicado

Post Count : 737
Guitarra : Epiphone Goth Les Paul / Fender Stratocaster MIM / Alhambra 6P
Guitarrista : Indefinido

http://www.youtube.com/user/luismafia777

Re: Importançia do Solfejo

Mensagem por Naré LiveMick em Sex Dez 05 2008, 18:10

Epah, ja agora porque nao das uma licao de solfejo aqui para o pessoal? Ler

Rock

Do not argue with an idiot. He will drag you down to his level and beat you with experience.
Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Post Count : 11113
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Standard Telecaster Custom MII) + (Squier Strat SE) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo

http://www.livemick.co.uk

Mensagem por Mafia777 em Sex Dez 05 2008, 18:15

Vou providenciar isso pá!
Mais tarde ponho mais material ai.
Mafia777
Guitarrista dedicado

Mensagem por Naré LiveMick em Sab Dez 06 2008, 03:21

OFFTOPIC: Epah, reparei agora que es de Lagoa... Nunca foste a um Karaoke em Armacao dum gajo que era o Nare?

Ja agora: cumprimentos ao Estorninho...

Rock

Do not argue with an idiot. He will drag you down to his level and beat you with experience.
Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Standard Telecaster Custom MII) + (Squier Strat SE) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)

Mensagem por Kaz em Sab Dez 06 2008, 07:28

eu acho que depende um bocado da carreira que escolhes. concordo que o solfejo é o formato universal para se tocar. se bem que as tabs são mais faceis para quem nao percebe absolutamente nada de musica. precisam é que se conheça velocidade, melodia e ritmo antes de se começar a tentar decifrar a tablatura.

para mim, uma das razões pelas quais eu nao invisto tanto em solfejo é por causa da minha realidade musical. tou numa banda de rock. sei que se tentar escrever as musicas em pauta o pessoal vai olhar para mim como se eu fosse uma ave rara, e nao vão tirar qualquer partido do que fiz. agora, se se está numa orquestra ou numa banda de proporçoes mais consideraveis, sou completamente a favor.

o nosso baterista por exemplo, começou a entender a ciencia da coisa (tocar bateria) quando aprendeu a fazer pautas de bateria, e começou a ver batidas a desencontrar e a perceber todo o conceito de tempos, e compassos e contratempos etc etc etc

acho de qq modo, que mesmo nao aplicando, nao é nada mau o pessoal tirar uns minutinhos de vez em quando para exercitar a leitura de pautas

já agora, quando puderes, materialzinho para solfejo é boa onda! Very Happy e dá direito a palhetas! Very Happy
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead

Mensagem por Mafia777 em Sab Dez 06 2008, 11:42

Kazuya escreveu:eu acho que depende um bocado da carreira que escolhes. concordo que o solfejo é o formato universal para se tocar. se bem que as tabs são mais faceis para quem nao percebe absolutamente nada de musica. precisam é que se conheça velocidade, melodia e ritmo antes de se começar a tentar decifrar a tablatura.

para mim, uma das razões pelas quais eu nao invisto tanto em solfejo é por causa da minha realidade musical. tou numa banda de rock. sei que se tentar escrever as musicas em pauta o pessoal vai olhar para mim como se eu fosse uma ave rara, e nao vão tirar qualquer partido do que fiz. agora, se se está numa orquestra ou numa banda de proporçoes mais consideraveis, sou completamente a favor.

o nosso baterista por exemplo, começou a entender a ciencia da coisa (tocar bateria) quando aprendeu a fazer pautas de bateria, e começou a ver batidas a desencontrar e a perceber todo o conceito de tempos, e compassos e contratempos etc etc etc

acho de qq modo, que mesmo nao aplicando, nao é nada mau o pessoal tirar uns minutinhos de vez em quando para exercitar a leitura de pautas

já agora, quando puderes, materialzinho para solfejo é boa onda! Very Happy e dá direito a palhetas! Very Happy

Tens toda a razao,o solfejo nao é preponderante na aprendizagem. O solfejo é um complemento para quem quer tocar e aprender,com solfejo tens so mais um pouco de conhecimento a nivel de leitura de pautas,nao quer com isto dizer que com conhecimento de solfejo sejas mais ou menos musico que os outros. Por vezes é uma questao de curiosidade e de aprofundamento de conhecimento.
Tou já a tratar do material Laughing
Mafia777
Guitarrista dedicado

Mensagem por Mafia777 em Sab Dez 06 2008, 11:49

narecardoso escreveu:OFFTOPIC: Epah, reparei agora que es de Lagoa... Nunca foste a um Karaoke em Armacao dum gajo que era o Nare?

Rock

Agora tou a morar em lagoa,apesar de vir de uma terra chamada Estombar da qual tenho muito orgulho Laughing

Esse bar nao estou a ver mas vou investigar isso.
Quanto ao estorninho,em lagoa há varios mas se for o presidente do motoclube de lagoa serao entregues. Rock
Mafia777
Guitarrista dedicado

Mensagem por Naré LiveMick em Dom Dez 07 2008, 11:00

Mafia777 escreveu:
narecardoso escreveu:OFFTOPIC: Epah, reparei agora que es de Lagoa... Nunca foste a um Karaoke em Armacao dum gajo que era o Nare?

Rock

Agora tou a morar em lagoa,apesar de vir de uma terra chamada Estombar da qual tenho muito orgulho Laughing

Esse bar nao estou a ver mas vou investigar isso.
Quanto ao estorninho,em lagoa há varios mas se for o presidente do motoclube de lagoa serao entregues. Rock

Bar? Qual Bar? O Nare sou eu... Laughing Quem fazia Karaoke em Armacao, Carvoeiro, Sra. da Rocha, etc, era eu... E fui o Fundador/Presidente do Motoclube "Os Navegantes" de Armaca de Pera em Janeiro de 2004 que hoje em dia e o Grupo Motard de Armacao de Pera "Os Navegantes"... Tive o Vito, que acho que e de Estombar tambem, agora mora em Armacao mas viveu em Loule, como meu "asa direita"... Vice-Pres. Entretanto dei a minha Presidencia ao Nunes depois do Policarpo e do Carlinhos terem falecido...

O grande Estorninho sim... O Mr. President... Grande abracao pra ele!!!

Bem, parando com o offtopic... E o solfejo??? Quando e que isso sai... Cool

Rock

Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Mensagem por GoldMonkey em Dom Dez 07 2008, 11:06

Estás a referir-te ao outro tópico? Rolling Eyes
GoldMonkey
ADMINISTRADOR

Post Count : 194

http://www.guitarradas.com

Mensagem por Mafia777 em Dom Dez 07 2008, 11:10

GoldMonkey escreveu:Estás a referir-te ao outro tópico? Rolling Eyes

Sim Acabei por criar outro topico dentro do solfejo.
Mafia777
Guitarrista dedicado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: