Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Ter Abr 26 2016, 13:01

Muito embora não passe de uma mera brincadeira, principalmente comparado com o que aqui vou vendo, aqui deixo algumas fotos de algo que fiz nos últimos tempos e que me deixou muito satisfeito.

Não percebo nada de electrónica e nunca tinha soldado nada na vida. No entanto, considero-me relativamente competente a fazer pesquisas e seguir instruções, pelo que meti mãos à obra e aqui vai disto.  Razz

Pedal de distorção baseado, pelo que percebo, no circuito Electra:









Fonte: Tonefiend DIY club (Projecto nº 1)

Amplificador de 1/2 watt, baseado no chip LM386











Fonte: Mylk[][][]

Espero que gostem.  Rock

Abraço,

Carlos Filipe
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por alexcoupe em Ter Abr 26 2016, 15:01

Epá muito bom, gostava de ver esse mini amp a tocar, podes por um video?
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1345
Idade : 38
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Slider56 em Ter Abr 26 2016, 15:29

Há já muito tempo que não ouvia falar do célebre LM 386...! Boa iniciativa! Twisted Evil

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11080
Idade : 61
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Ter Abr 26 2016, 15:48

@ Alex, obrigado. 

Quanto ao vídeo, é melhor não... temos que manter o nível do Fórum minimamente decente.  Embarassed

A sério, por um lado não toco nada de jeito e por outro teria de gravar com o telemóvel pelo que o som seria ainda mais da treta.

No entanto deixo aqui um video do original que, confesso, soa melhor que o meu, bem como a promessa de que vou tentar gravar uns acordes simples para depois colocar aqui:



Basicamente a principal diferença para o que eu fiz é que eu usei uma coluna de maiores dimensões, embora fosse de um velho sistema de som para PC que aqui andava.


@ slider, obrigado.  Smile

Cumpre com o que pretendia, que era um amplificador que me permita tocar sem receio de incomodar a vizinhança. Ainda por cima foi praticamente a custo zero e deu para aprender umas coisas por isso, estou satisfeito. Smile
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Ter Jul 26 2016, 06:11

Boa tarde.

Pessoal, preciso de uma ajudinha.

Como disse nos posts anteriores, construi este mini amplificador que daqui para a frente chamarei de combo... vá, façam-me esse favor.  Razz

Sendo um projecto quase de testes e, sinceramente, nunca pensando que o conseguisse pôr a funcionar, o grosso dos componentes veio de velhas fontes de alimentação de PC que tinha guardadas. Para não fugir à regra, a coluna era de um velho sistema de som para PC.

Para mim que sou um leigo nas electrónicas e na guitarra, tendo em vista o pretendido, o som era interessante.

No entanto, o ser humano é chato como o caraças e meti na cabeça que tinha que experimentar isto com uma coluna específica para guitarra. Daí a ter comprado a coluna que o Scorp (Vox Bulldog) tinha para venda foi um passo.

Como não queria estar a estragar o combo e porque não tenho peças para fazer outro amp Razz fiz, ou melhor estou a fazer, um mini-cab para acomodar a coluna nova que depois ligarei ao combo. (Fotos do processo quando estiver finalizado Very Happy)

Tudo muito certo e tal, até que comecei a pesquisar informação sobre como ligar o cab ao combo…

E aqui é que a porca começou a torcer o rabo…

Corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira, mas ao que apurei, não se pode (não se deve?) ligar as 2 colunas em simultâneo devido a qualquer coisa relacionada com as impedâncias (que não compreendi muito bem).

Li também que uma solução é criar um speaker-out no combo, mediante  a instalação no combo de um jack com switch integrado e ligá-lo de forma a que ao ser conectado o cab, a coluna interior do combo desliga-se automaticamente.

Pesquisei mais e encontrei este tutorial que me pareceu bem explicado e adequado ao que pretendo:

Turning your Combo amp into head + speaker cabinet

Concretamente nesta parte:

Option A: adding a speaker-out jack that disconnects the internal speaker when an external cab is connected.
This is useful if you want connect the amplifier section of the combo to an external speaker cab. For example, to plug a small combo into a 4x12 cab. This is especially useful for a combo with a small speaker, if you do not intend to connect an external head to the combo speaker, but do want to be able to use the combo's amp section with an external cab.

nesta:

Part 1: Adding a speaker-out jack to the amplifier section.
1. Disconnect your speaker.
You might have to remove a back panel or something, depending on the design of your combo. Once you get to the speaker(s), find the wires leading from the amp to the speakers. For a single-speaker combo, this is easy, there are two. Disconnect them.

e nesta:

Part 2, Option A: Speaker-out jack that disconnects the internal speaker when a cab is connected.
This is especially useful for a combo with a small speaker, if you do not intend to connect an external head to the combo speaker, but do want to be able to use the combo's amp section with an external cab.
In order for this to work, you must have used a Neutrik-style jack in Part 1. Wire the jack to the amplifier output as shown in Part 1. Then you simply connected the + and - from the combo's speaker to the seconday lugs on the Neutrik jack. When nothing is plugged into the jack, the secondary lugs are connected to the primary lugs, and the signal goes to the internal speaker. When an external cab is connected, the plug lifts the switching leaves on the Neutrik jack which disconnects the internal speaker.

A teoria é que quando não está nada ligado nesta ficha, o interruptor dá passagem de corrente e a coluna interna funciona; quando se liga o cab, o interruptor é aberto, desligando a coluna interna e liga a externa. Certo.

O problema é que neste tutorial é usada uma ficha fechada e eu apenas tinha disponível uma aberta (não sei se são estes os termos usados). Algo como isto, mas stereo (facto que julgo ser irrelevante para o caso):



Tentei então encontrar um esquema que fizesse a correspondência dos terminais da ficha “fechada” para a “aberta” mas sem sucesso.

Sem outro remédio aparente, arregacei as mangas e li o texto. Tentei compreender a lógica da coisa e com o multímetro na função de continuidade fiz algumas leituras na ficha, para tentar perceber se existia alguma ligação entre os diversos terminais da própria ficha…

Nota: é incrível o que se aprende quando se tem de pôr as mãos na massa em vez de simplesmente ler e replicar algo: nunca tinha percebido que num jack normal a patilha grande que faz contacto com o macho está ligado ao terminal pequeno onde se liga o positivo… enfim, só para verem o nível de conhecimento deste menino!!!

Decidido a experimentar, fiz a ligação da seguinte forma (desculpem mas não sei a tradução destes termos para português):

No terminal “Sleeve” liguei o ground que vem do amplificador E o negativo da coluna do combo; no terminal “Tip” que tem o interruptor liguei o positivo que vem do amplificador; no 3º terminal liguei o positivo da coluna. O 4º terminal que era o “Tip” do stereo ficou vazio.

Testei o combo normalmente e funcionou a coluna interna. Fixe.

Liguei depois uma colunazeca ranhosa (se desse o berro, no problem  Very Happy) à ficha e a coluna interna desligou, passando a funcionar a externa. 5 estrelas!

Agora finalmente a pergunta:

Esta ligação, aparentemente funcional, estará correcta?

Não sei se estarei a pensar bem, mas da maneira que fiz a ligação, o negativo da coluna interna está sempre ligado ao ground do amp, independentemente de estar ou não a coluna externa ligada.
Isto não poderá danificar a coluna externa? É que assim, quando a externa está ligada, estão as 2 colunas a receber massa, correcto?
Ou como estamos a falar de massa, não tem problema?

Não tenho dúvida que quando ligar o cab ele vai funcionar como eu quero, mas tenho receio que funcione apenas por alguns segundos, antes de dar o berro… e isso é que eu não quero.  Embarassed

Caso interesse, ambas as colunas são de 8 ohm sendo que o amplificador aceita, segundo li na net, qualquer coisa entre 4 e 16 ohm. Em termos de potência do amp, estamos a falar de uns fantásticos 1/2W ou eventualmente 1W (ainda não percebi bem pois há chips LM386 com diferentes potências e sendo o meu do chinês, não sei ao certo qual é Razz). Seja como for, é irrisório, digo eu.

Desculpem a explicação meio confusa mas vou tentar juntar algumas fotos para esclarecer melhor as ligações.

Obrigado desde já por qualquer ajuda que possam prestar.  Smile
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Slider56 em Ter Jul 26 2016, 08:32

A vasta maioria dos combos que têm esse tipo de fichas funcionam como dizes;se não tens lá nada ligado,o sinal passa para o altifalante interno.Se ligas uma coluna externa,cortas o sinal para o altifalante de origem e canalizas tudo para a coluna externa.

Não é o caso,mas outro tipo de fichas permitem adicionar colunas ou altifalantes externos,mas isso faz variar a impedância total.

Alguns combos trabalham internamente com altifalantes que produzem uma impedância por exemplo de 8 ohms.Se ligares uma coluna externa nesses jacks,e se houver o cuidado de essa coluna ter a mesma impedância (8 ohms),quando ligada obtens uma impedância final de 4 ohms;assim o amplificador grita mais alto,já que tem de dissipar menos ohms de impedância.

Considera isto;impedância é similar a resistência.Quanto maior for,mais restringe a saída de sinal.Se algum amplificador vier com avisos do tipo...."impedância mínima 4 ohms,",significa que se alguém carregar demasiados altifalantes em paralelo,a impedância final baixa a valor que os altifalantes não estarão eventualmente construídos para suportar e dissipar!


Procura na net que tens carradas de artigos a falarem disto e de outros assuntos relacionados!

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11080
Idade : 61
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Qua Jul 27 2016, 06:40

Obrigado pela explicação Slider.

Realmente ainda não tinha compreendido que a impedância é uma espécie de resistência... sendo assim faz mais sentido, mesmo para um leigo na matéria como eu.

Mesmo sem cab (ainda está a secar a pintura), hoje já vou ligar a coluna externa. Twisted Evil Rock

Mais uma vez obrigado. Smile
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Slider56 em Qua Jul 27 2016, 11:05

na boa,Carlos e vai lá ao Google e procura "impedância" e "resistência",e lê com atenção todos os artigos relacionados com a nossa área.Dá sempre jeito! Wink

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11080
Idade : 61
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Dom Out 16 2016, 12:24

Na altura esqueci-me de actualizar isto, pelo que deixo aqui algumas fotos do produto acabado.

O cab









E já agora...

um Fuzz simples numa caixa de negativo 35mm...
Dei verniz por cima da ferrugem pois gostei do efeito. Razz







... e uma brincadeira: um Stutter Pedal numa caixa de rebuçados para a tosse e switch de campainha. Laughing
Confesso que fiz apenas por ser extremamente simples e para ver como funcionava, mas faz um efeito engraçado. Smile



E é isto. Smile
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Scorp em Seg Out 17 2016, 07:45

Muito bom!!!

O que estás a achar do speaker agora que já o montaste na cab? Cumpre as expectativas? Wink

_________________
avatar
Scorp
Moderador

Post Count : 3541
Idade : 33
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por carlosfilipe em Seg Out 17 2016, 15:02

Thanks Scorp ;P

Volto a referir que não tenho outra referência (quer de coluna de guitarra, quer de amplificador). Ainda assim e penso que em certa medida é isto que importa, gosto muito do som e estou satisfeitíssimo!

Comparando com a coluna que usei no "combo" e que era de um sistema de som arcaico de PC, é do dia para a noite: tem mais headroom (agora já sei o que é Smile ) e um som muito mais encorpado e nïtido.

100% satisfeito mesmo. Smile
avatar
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 76
Idade : 41
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Scorp em Ter Out 18 2016, 07:56

Óptimo então!!!

Estás satisfeito.... é o mais importante!!! Twisted Evil

_________________
avatar
Scorp
Moderador

Post Count : 3541
Idade : 33
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pedal de distorção e Amplificador LM386 DIY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum