Aluguer de som

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aluguer de som

Mensagem por speicherspule em Qui Jan 08 2015, 04:16

Olá pessoal,
quando voces vao ter gig com as vossas bandas, e tem de alugar som, quanto pagam?que empresa é q contratam? desculpem as noob questions..
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead

Re: Aluguer de som

Mensagem por Aqualtis em Seg Jan 12 2015, 04:16

Das duas uma ou o pessoal tem PA próprio ou não dá concertos!

Eu também não sei dar-te um preço, quando andava nessas vidas tive a felicidade de fazer parte de um grupo com PA próprio ou tocar em locais com PA.
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 191
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por davidlopes78 em Seg Jan 12 2015, 09:04

Isso é uma questão muito vaga, que terá obviamente respostas ainda mais vagas.
Quanto ao preço poderá variar ( e muito) dependendo de diversos factores:
- Numero de membros e instrumentos da banda, tipo de gig (bar, esplanada, auditório, estadio...), entre muitos outros...

davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 463
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3

Mensagem por kouros em Seg Jan 12 2015, 09:13

Se é para investir nisso, escolhe bem.

Às vezes os (ou "o") técnico de som já está com ar de frete enquanto está a montar as cenas.. normalmente isso significa que durante o espectáculo até vais fazer sinais de luzes ao gajo para dizeres que tás sem monição ou que o teu mic tá desligado.

Se houver soundcheck, aproveitem para estabelecer algum contacto ou pelo menos agradecer a quem está a fazer o som.... só porque alguém está a pagar não significa que tenhas o melhor som que seria possível.
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3066
Guitarra : Sim

Mensagem por Aqualtis em Seg Jan 12 2015, 10:48

Realmente são questões pertinentes....eu já assisti a cada discussão entre o "técnico" de som e alguns músicos, pior ainda quando o "técnico" não conhece "bem" o som da banda.
Aqualtis

Mensagem por kouros em Seg Jan 12 2015, 11:00

Na minha opinião, qualquer técnico de som que se preze deverá conhecer o alcance dos instrumentos tanto para colocar os microfones apropriados como para fazer o som na mesa. Só isso já é meio caminho andado para um bom som independentemente de conhecer bem o género ou não (qualquer técnico que se preze também deveria conhecer os géneros que se propõe a misturar deixando de parte as suas preferências/gostos musicais, mas ok..)

Na verdade o que acontece é que por vezes tens uma equipa a fazer o som que testa cada microfone e até trocam microfones caso notem que outro mic será mais apropriado para o estilo de tocar de certo músico.

..mas depois também tens aqueles em que vai só um gajo com uma série de cabos remendados a funcionar mal e porcamente, uma "mesinha" de mistura ridícula que nem tem entradas suficientes, uma caixa de SM57 para toda a gente e passa o tempo de braços cruzados sem tocar na mesa a fazer cara de cu enquanto olha para o além.

Quando é rock é a mesma porra, também apanhas pessoal competente e interessado... mas também apanhas cromos que além de se estarem a cagar para a banda parece que ainda fazem questão de furar os tímpanos do público com agudos estridentes perfeitamente evitáveis. Dá ideia que é mesmo para as pessoas acharem que a banda é que é má.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Slider56 em Seg Jan 12 2015, 15:29

Por e simplesmente não existe meio termo: ou um gajo é técnico de som e sabe o que está a fazer,ou por e simplesmente é um curioso melhor ou pior intensionado.e os resultado são sobejamente conhecidos.

A saber que,a formação técnica de um profissional de som vai muito para além de fazer som ao vivo,seja a uma banda,uma orquestra ou até mesmo um solista.Implica uma formação inicial bastante complexa e com matérias suficientes para desencorajar muito boa gente.Trata-se de um curso completo com diversas etapas,e não se progride sem completar seja qual for a etapa.Já se pode frequentar este tipo de cursos em Portugal desde há alguns anos,mas infelizmente a oferta de postos de trabalho condignos está muito aquém do que seria desejado.

As equipas de som profissionais cá em Portugal contam-se pelos dedos de uma mão.Têm equipa fixa residente,mas contam sempre com alguns freelancers consoante as necessidades.Estou um pouco fora das tabelas actuais,mas contractar uma equipa destas para sonorizar um evento,não sai barato.

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11064
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por kouros em Seg Jan 12 2015, 15:40

Os cursos de técnico de som ca em Portugal são um bocado fracos. Acho que confundiste técnico de som com engenheiro de som, não sei...

Os cursos de técnico de som que há cá pela zona de Lisboa são coisas de 2 anos que mais parecem uma introdução a um pouco de cada coisa mas sem levar nada a fundo. Na net e com força de vontade aprende-se tudo isso (pelo menos na parte teórica) e muito mais.

kouros
Guitar GOD

Mensagem por HMAR em Seg Jan 12 2015, 20:50

Cá por Lisboa existirão talvez duas ou três "escolas" por assim dizer que ministram Cursos de Técnico de Som ou coisa parecida.

Etic, Restart e mais uma ou duas das quais não recordo o nome.
Não faço ideia se aquilo tem qualidade, quais são as matérias estudadas nem se tem saída profissional.
Sei é que os valores são um bocado puxados porque há uns bons anos ainda sondei esses cursos.
HMAR
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Guitarra : Fender ESC 105 (Clássica) / Ibanez RG 270

Mensagem por Aqualtis em Ter Jan 13 2015, 03:16

No Porto sei que ESMAE (Escola Superior de música) tinha um curso para esse tipo de trabalho, mas como o slider diz é um curso só para conseguir lá entrar é difícil.....

....
Aqualtis

Mensagem por PedroGRock em Ter Jan 13 2015, 09:40

a nao ser q a tua banda cobre um algarismo com 4 digitos, tens muitas empresas que te alugam som e metem lá um tecnico a fazer te som. de outra forma, tens de tirar do teu bolso para fazer gig's.
mais vale fazerem uma vaquinha e comprarem um PA. há coisas porreiras a preços mais ou menos acessíveis. 3 colunas activas e uma pequena mesa de 8 canais é suficiente para fazer um bar. guitarras e baixo, se os amps tiverem potencia, nao precisam de ser micados. bateria um mic no bombo e a coisa ta safa. e depois vozes. 2 colunas para som de frente e a outra para retorno, principalmente da voz.
va, diria que em 2a mao, se bem procurado, gastas uns 600/700€. nao aconselho colunas com menos 300W RMS. com menos que isto corres o risco de elas a meio do concerto entrarem em modo de segurança e deixarem de dar som.

Podes ter também a sorte que eu tenho de ter amigos que tenham bandas e tenham PA que te possam emprestar.

Agora falando a nivel de cursos, eu estou na Restart a tirar SOM I. é um curso vocacionado para fazer som em estudio, gravação, mistura e afins. Estou a gostar do curso e acho que me vaio dar boas noções. Mas o essencial é sempre "sujar as maos". eles tem também o curso de som nivel 2 que é para som ao vivo. dai nao posso dizer nada. já me disseram que o curso de Tecnologias da musica dado pela ESML é uma treta. principalmente derivado as condiçoes de ensino que eles teem. equipamentos, salas e assim. e as vagas sao super reduzidas. a nivel de empregabilidade, nao sei como esta a ESML, nem a Restart. mas soube a pouco tempo, que o Atlantico Blue Estudios, que é estudio "generoso", tem lá pessoal a trabalhar formado na Restart. E estamos a falar de um estudio onde veem ca gravar nomes internacionais, tanto a nivel de musicos como de produtores.

o curso da restart nao é barato, mas tendo em conta que é um ano, e a teoria é pouca, acho que vale a pena o investimento.
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 838
Guitarra : afinada

Mensagem por kouros em Ter Jan 13 2015, 09:48

Esse tipo de cursos o pessoal procura por querer aprender, não é para arranjar emprego. Quem vai estagiar para os estúdios anda lá a servir café e a ver os outros trabalhar na esperança de algum dia aparecer uma opurtunidade.

Para emprego é mesmo uma área complicada, para aquisição de conhecimentos é bastante interessante e útil.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por PedroGRock em Ter Jan 13 2015, 10:01

em alguns casos sim kouros, noutros não. achas que um certificado emitido pela Avid não te vai abrir algumas portas? Em portugal ou lá fora? Posso te dizer que neste momento, o curso de Som II Multimedia e New Media, está com 100%de empregabilidade. todos os alunos que saiem da restart com esse curso e querem trabalhar na area, neste momento conseguem. e isto nao me foi dito pela escola quando me fui inscrever
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por kouros em Ter Jan 13 2015, 10:25

Se acreditas nisso, por mim tudo bem.

Lembra-te que estagios nao sao emprego. Alem disso ninguem trabalha no ramo devido a certificacoes mas sim pelo talento e/ou cunhas.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Slider56 em Ter Jan 13 2015, 11:45

Por e simplesmente não há mercado para um profissional da área de som,e estou a falar de uma formação que dura no mínimo cerca de 4 anos.Conheço muito bem a Restart;pertencia à empresa onde trabalhei últimamente.É certo que a vasta maioria dos que lá saem não têm as qualificações necessárias,porque após os cursos têm e devem estagiar em empresas a sério,e isso só se consegue lá fora atrvés de acordos e parcerias.

Infelizmente Portugal é demasiado pequeno para certos voos,e já não é de agora!Só para terem uma ideia da realidade nacional,aqui é a lei da rolha e salve-se quem puder,com cunhas ou sem elas,mas lá fora se não tiverem uma verdadeira carteira profissional devidamente certificada oficialmente,não arranjam trabalho,nem como freelancers!As autoridades nacionais não têm referências nem regulamentos relativamente a técnicos de som,iluminação,riggers,etc... Evil or Very Mad

Existem sim,muitos curiosos que vão aprendendo na tarimba;alguns fazem-se bons técnicos enquanto que outros vão desenrascando as coisas,umas vezes melhor,outras é para esquecer!

Um exemplo muito característico cá em Portugal: a vasta maioria dos teatros e auditórios (salvo raras e honrosas excepções!),têm funcionários públicos a tomar conta do som,luz e mecânica de cena,mas pouco ou nada fazem: quando chegam os artistas,normalmente trazem os seus próprios técnicos!

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por kouros em Ter Jan 13 2015, 11:56

Era essa a ideia que estava a tentar transmitir, em particular esta parte:

Existem sim,muitos curiosos que vão aprendendo na tarimba;alguns fazem-se bons técnicos enquanto que outros vão desenrascando as coisas,umas vezes melhor,outras é para esquecer!

Ninguém vai trocar "o amigo" que sempre foi fazendo as coisas por alguém que teóricamente iria fazer melhor só porque tem qualificações em papel. Mesmo quando é garantido que faria melhor, isso não chega porque funciona tudo à base da rede de contactos e amizades que, quanto mais restrita fôr, melhor para todos.

Por isso digo (e não é para desencorajar), aprende por ti e para o bem do teu conhecimento e não pelas perspectivas de trabalho. Se queres mesmo fazer trabalhos para alguém nessa área (em vez de apenas utilizares a sabedoria nos teus próprios trabalhos), preocupa-te em ganhar contactos enquanto estiveres por lá e encara tudo o que aprenderes como sendo uma introdução para muitas outras coisas que podes (e deves) explorar fora da escola.

Se em algum momento tiveres a presunção perante outros de que porque estudaste aqui ou ali sabes mais que os outros, já foste Laughing
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Slider56 em Ter Jan 13 2015, 14:27

Resta sempre acrescentar o seguinte: todo o processo de formação é de continuação muito para além do que se aprende nos institutos e empresas que dão essa mesma formação.A continuidade e natural evolução continua para toda a vida,já que tanto os diversos equipamentos como as tecnologias associadas evoluem todos os dias.Que ninguém pense que feita formação e passados os respectivos certificados que está tudo resolvido (muito pelo contrário!!!!).Todos os dias se aprende mais alguma coisa,não faltam workshops certificados pelos diversos fabricantes de equipamentos,assim como a natural evolução dos cursos própriamente ditos.Depende e muito da vontade individual de cada um em prosseguir.

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Aqualtis em Qua Jan 14 2015, 03:22

Slider o que dizes é bem verdade (sábias palavras)! Válido para todas as profissões, algo que um profissional que se prese deve ter em conta, a evolução contínua é essencial nos dias de hoje para conseguirmos ser “competitivos”.

E como fazem as grandes bandas portuguesas? Estilo xutos, clã,GNR,etc.
E apesar de não gostar do género músical, nem quero imaginar a produção de um Tony Carreira e afins…
Aqualtis

Mensagem por PedroGRock em Qua Jan 14 2015, 06:13

eu digo aquilo que vejo. nao te tiro a razao, antes pelo contrario. sei bem como funciona o mercado de trabalho (em todas as areas), e nao ta facil em lado nenhum. é claro que nao é um curso de 1 ano que me vai por a fazer som em estudio como um Stevie Albini ou Rick Robin ou quem quer que seja. ha todo um trabalho por traz, e o curso dá me as bases para isso. e eu no post anterior nao estou a falar de estagios kouros. estou a falar de malta que vai estagiar nos estudios e depois disso, fica la a trabalhar. mas isso so depende da força de vontade de cada um.
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por kouros em Qua Jan 14 2015, 07:12

Pedro, não sejas ingénuo. Isso só seria verdade caso andassem a semear estúdios ou se tivesse havido algum atentado e o staff dos estúdios tivesse esticado o pernil.

Essas coisas nunca são como dizem ou como querem fazer parecer... da mesma forma que ainda estou à espera do dia em que alguém vai admitir que o curso que anda a tirar não tem saída. Não esperes rios de sinceridade nesse meio, quem tem interesses/ilusões nunca te irá dizer "isto tá uma merda, não percas tempo".

Se investigares um pouco o estado das coisas lá fora verás que também não está nada favorável.

Alimenta esperanças realistas no que toca a perspectivas de trabalho e tenta analisar o ramo de forma isenta e sem te agarrares a casos particulares tipo "...mas conheço uma pessoa que arranjou emprego".

Agora acredita no que quiseres.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: