Acordes com Tónica na 4ª Corda

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Acordes com Tónica na 4ª Corda

Mensagem por PedroGRock em Qui Out 02 2014, 16:28

Ha bons instrumentista q nao percebem um boi de teoria? Ha! O problema é q depois vem malta atraz a dizer q este ou aquele sao lendas e nunca aprenderam teoria e dao sempre esse exemplo para justificarem o porque de nao aprenderem teoria. Eu ja fui assim, felizmente abri os olhos. Mas continuo a nao perceber grande coisa xD
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 863
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por kouros em Qui Out 02 2014, 16:35

Sim, essas influências são péssimas.

Os instrumentistas (de orquestras por exemplo) só tem de saber lêr e executar. São como "midi players", piano roll's humanos... só precisam de olhar para o papel e fazer, ninguém lhes vai pedir para inventar nada.

kouros
Guitar GOD

Post Count : 3066
Guitarra : Sim

Mensagem por bytewax em Qui Out 02 2014, 16:38

Não consigo separar as coisas dessa forma. Respondendo às diversas opiniões. Acho que para aprender algo, seja o que for tem de haver shapes tal como sílabas que depois têm de ser conjugadas e misturadas para formarem palavras. Foi assim que fui percebendo o braço da guitarra. É inevitável não passar por isso. Seja arpejos, escalas, etc. Só dessas relações é que veio o entender a coisa pois num piano, onde aprendi desde cedo é tudo tão mais linear. A guitarra tem notas demais em sítios demais 😀🎸🎶
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 703
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S

Mensagem por bytewax em Qui Out 02 2014, 16:41

Koiros nas orquestras há um espacinho de 1mm para interpretação do midi player☺
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Qui Out 02 2014, 16:44

Uma coisa é teres uma ideia, a tua cabeça transformá-la em números (se tiveres bom ear training, senão fode-te), o teu sistema nervoso dizer-te em que shape está e tu tocas.

Outra bem diferente é teres dedos e andares a passeá-los nos shapes.

That's wayyyyyyy different!!!
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Qui Out 02 2014, 16:47

Yah. Concordo com isso. Eu faço as duas cenas sendo que a última não me agrada e quando noto que faço paro porque já sei que sou a esterco
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por PedroGRock em Qui Out 02 2014, 17:06

Nso digo q sejam pessimas influencias. Pode se sempre tirar coisas boas. Mas q nao se pode so ter influencias dessa malta. Eu tambem sou da opiniao que os shapes fazem falta, mas tambem acho que faz falta saber o q ta dentro dos shapes, tipo os intervalos
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por kouros em Qui Out 02 2014, 17:16

Os shapes são o resultado físico e geográfico da existência de intervalos.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por PedroGRock em Qui Out 02 2014, 17:55

quer queiramos quer nao, os shapes estao sempre presentes na vida de um musico. agora vai de cada um como os interpreta. um acorde de Ré maior para uns é só mesmo isso, um acorde onde se mete este dedo aqui e o outro aqui. para outro é um ré fá# lá e para outros é T 3 5 numa determinada tonalidade.

por acaso ha dias tive uma cena, numa banda que fui ver um ensaio para ver se me interessava entrar ou nao e tava lá um baixista na mesma situação que eu. o gajo tocava bem, tinha uma técnica porreira. a certa altura fomos tocar uma musica todos, Artic Monkeys - Brainstorm. que ele nao sabia e pediu me para lhe ensinar. começo lhe a dizer as notas e ele vira -se "toca só mais devagar que se não, não chego"
ASERIO??!! nao conheces o braço do teu baixo?? se for preciso vai para uma banda e pedem lhe para dar a tonica e a quinta e ele anda ali aos arames. enfim...
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por kouros em Qui Out 02 2014, 17:58

Quais são então os shapes/digitações utilizados por um compositor que não toca nada?

Só se for shapes no papel e no computador mas isso é o T 3 5 e etc.. não são shapes.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por PedroGRock em Qui Out 02 2014, 18:09

agoraé que disseste tudo. um musico nao tem de ser instrumentista para ser musico. já eu sou apologista que um instrumentista tem de ser musico. mas depois ha sempre aqueles filhos de papas ricos, que compram um acustica, estao a pagar 100€ por mes, durante um ano para ter umas aulas. ao fim desse tempo acham se os maiores guitarristas do mundo, cagam nas aulas e lá andam eles todo o santo dia de guitarra as costas quando passa uma gajo por eles acha fofinho e buéda fixe porque toca guitarra e o gajo fica todo contente, toca rui veloso, depois joao pedro pais, a chavala fica toda derretida e pronto, ficam ali no mel um bocado. no fim, este tipo de pessoal ainda se auto intitula de "musicos".
"faz ai um Amaj7" reacção deles Shocked
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 01:36

A minha profissão não é a musica (antes fosse) e tb não tenho grande tempo para tocar ou treinar como qd era chavaleco.

@PedroGRock conheces o braço todo da guitarra em tempo real?! tipo olhas para qualquer frete e qualquer corda e sabes a nota mas qd estou a tocar - não é treinar, pelo menos eu, perco um pouco a noção de 'aqui é a 3ª deste e 5ª daquele e dou a 6ª acolá e vou buscar ali a 9b, etc.

Não consigo fazer essas contas todas e desfrutar, vou mais pelo som e se quero obter uma tonalidade específica procuro certas notas.

Vocês VÊêm o fretboard inteiro?

2 - Quanto aos chavalos tocarem musica para as gajas, eu acho piada a levarem as acusticas para os cafés, em noites de verão e desatam a tocar aquelas merdas parolas brasileiras da moda... fico podre man - tanta falta de cultura musical - cada um ouve o que quer e toca o que quer mas não é bem Artic Monkeys, indubitavelmente mesmo que alguém aqui não goste - tem qualidade! cyclops
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 03:21

Isso é a diferença entre ires à padaria porque já não tens pão e saíres de casa porque sabes que eventualmente precisarás de ir a algum sítio mas ainda não sabes ao certo onde nem quando.

Quando cagarem todos nessa estupidez de acharem que feeling é não saber nada e ir apalpando o fretboard, talvez aí tudo faça mais sentido a toda a gente.

Se não treinarem o ouvido vocês não sabem o que estão a ouvir... se não sabem o que estão a ouvir, quando surgir uma ideia musical, também não sabem como a tocar a não ser que essa ideia seja "visual & dedística", o que não tem muito a vêr com inspiração, muito menos feeling.

Se treinarem o ouvido mas não tiverem um sistema para referênciar intervalos (vulgarmente números), também vão andar sempre aos papéis e totalmente dependentes da disposição das notas no instrumento.... mas ao menos treinam o ouvido e já se aproximam de tocar o que ouvem.

Não é por insistirmos em abordagens erradas que elas se tornam certas. Como sabemos se a nossa é certa ou errada?

1º - É eficaz? Se não é, arranjem outra e deixem-se de justificações e argumentos da piça.

2º - É eficiente? Se não é prática e não espelha de forma clara e sucinta a música que vocês ouvem/tocam, então a vossa abordagem é mais um balcão de burocracias que serve para entreter a cabeça, tipo sudoku.

3º - Convém perceber a diferença entre eficácia e eficiência antes de lêr esta última parte, caso contrário será mais uma coisa que leram e não serviu para nada (ou que não foi eficaz).
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 04:25

eu sei o que estou a ouvir até certo ponto, até onde entendo e tb não pretendo insistir em métodos errados mas penso que ainda não encontrei a forma de me libertar inteiramente - sei onde estão as notas todas e quais são mas não consigo visualizar inteiramente - não me perguntes porquê - talvez mais horas a tocar.

Normalmente ouço qq coisa e consigo tocar o que ouço na maior parte dos estilos musicais.

A questão dos intervalos conforme referiste intrigou-me. Qual é o teu sistema de referenciar os intervalos? Estás na tónica, por exemplo, e visualizas onde fica a 9 ou a 7b, etc... ou estás num solo e sabes de cor os intervalos da escala x?

Eu pergunto isto pq me vejo às aranhas com determinadas coisas, o que me faz por vezes ter que fazer cera numa pentatónica ou numa escala de blues quando estou a improvisar...
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 04:36

Com mais horas a tocar irás certamente resolver... nada.

O treino é estares em casa e saberes exactamente o que falta e onde se vai comprar, mas nem tens de ir, mandas lá alguém.... o que tu estás a dizer é andar a vaguear pela rua, enquanto não compreenderes realmente isto.. nada vai mudar.

Eu sei os intervalos e as notas em qualquer parte da escala mas isso não significa que esteja a pensar da mesma forma em cada situação. Se o meu ponto de referência fôr a tónica basta-me saber onde estão todas as notas dessa tónica, as outras 11 notas à volta dessa estarão SEMPRE no mesmo sítio já desde que comecei a tocar... portanto para quê complicar?

A forma como memorizei não foi com a guitarra, para que é que eu quero a guitarra? Não é com os dedos que vou memorizar algo que não é mais do que um simples chart.

Depois disso e ainda mais importante é o ouvido. Se tens ouvido sabes em que nota estás devido ao efeito que ela tem contra a tónica por exemplo, nem que seja uma tónica circunstâncial.

Ter ouvido não é "ah, eu saco coisas de ouvido....vou tocando até estar igual ao que ouço".

Da piça, isso é ouvido da piça.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por davidlopes78 em Sex Out 03 2014, 04:42

Tenho estado a tentar acompanhar o topico mas pareço um burro a olhar para um predio.
Agora, gostava de saber alguma teoria!
Por onde começo?
O basico dos basicos e da maneira mais corecta ? ( que ja percebi que nao é consensual)
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 04:56

ahahaah - sem dúvida - ouvido da piça! Smile eu tenho um ouvido 'da piça' que sabe ouvir intervalos agora o que me pergunto é por exemplo, numa situação em que tens um B7b9 por exemplo, podes ir buscar o acorde dominante de 5b para sacares um som alterado que dá Fá Natural. Agora usas as notas de Fá natural e até podes por a 7ª desse acorde - tu localizas-te pelos intervalos?
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 05:03

Para quê tantas formas de olhar para a mesma coisa se ainda porcima sentes que tens essas limitações?

Não é mais fácil pensares "tenho este acorde XPTO e qualquer nota que tocar contra a sua tónica é um grau". Enquanto não interiorizares e perceberes assim, estares com B7 e depois a pensar em F não faz muito sentido a não ser que tocasses um instrumento sem disposição cromática das notas (gaitas).

Pára de javardar na teoria e volta ao treino básico do ouvido, é o conselho que te dou. Sem percepção musical à mistura, a teoria musical é pura matemática sem qualquer sentido prático.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 05:17

Meu, já por aí andei sim senhor. É isto que não tenho bem presente e q está a f*der tudo ->

"tenho este acorde XPTO e qualquer nota que tocar contra a sua tónica é um grau"

Mas ainda batendo no ceguinho mais um bocadito: se gostas de tomar café na esplanada do jazz, como eu, e queres tocar alguma merda que te entrenha bate-me no inevitável chafurdar um pouco a teoria para tentar entender o que se passa ali e não desatar a tentar fazer merdas à toa - eu gosto de entender.

Isto também teve a ver com as aulas que tive na EJ porto- depois eu soube que davam algumas cenas pelos Frank Gambale technique books e fui lá f*der-me todo com as abordagens dele tipo solar sobre acordes menores toma lá esta formula para escala, arpejo, tríade, etc..., solar sobre maiores -> toma lá mais uns tópicos... Modos -> olha que bom que é!

Pá eu pretendia essa resposta brutal que deste. Obrigado

Última edição por bytewax em Sex Out 03 2014, 05:22, editado 1 vez(es)
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 05:21

OFF-TOPIC ->Já agora, um assunto que não é do tópico - qd vi o concurso GC1 queria mesmo participar e pensei q ainda fosse a tempo por isso toquei sobre a tua bt e gravei à primeira tudo sem pensar em nada. Foram 10 minutos de pura estupidez da alma, pois já me fazia falta uma cena assim. Dou-te os meus parabéns pelo trabalho, esforço e iniciativa mas quero que saibas que nunca tive intenção de denegrir a tua cena - foi mesmo para participar.
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 05:28

Nunca vais realmente tocar jazz e muito menos explorá-lo de forma criativa enquanto não dominares a minha frase que entre-aspaste.

No máximo tocas uns licks que memorizaste, experimentas uma bocadinho, dá merda, voltas aos licks.... e é por aí.

A teoria do jazz é a mesma da música clássica, baseia-se no conceito de tonalidade. No entanto, as abordagens são completamente diferentes porque a música também é totalmente diferente.

A maior parte do tempo eu não toco um género definido (nem ouço). Como varia muito, a minha cabeça foi adaptando a teoria relevante a cada situação com o intuito de criar uma biblioteca de sonoridades mental bem clara e acessível sempre que preciso de um som.

Mesmo que a música que curtes seja o oposto do que eu faço, garanto-te que com poucos números (alguns romanos), algumas letras e muito treino do ouvido a coisa aplica-se da mesma forma.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Sex Out 03 2014, 05:31

@davidlopes78´
Acho que pelo intervalos conforme temos estado aqui a falar. Aprender a ouvir o que cada grau soa contra a tónica por exemplo.

A primeira aula de teoria é de borla. São precisas 3 notas da escala para definir minimamente um acorde: Tónica + 3ª + 5ª

Numa escala maior tens tens 7 notas

Escala Dó Maior

dó ré mi fá sol lá si

T 2 3 4 5 6 7

Logo para formares Dó Maior tens

Tónica -> Dó
3ª Maior -> Mi
5ª Perfeita -> Sol

Estas distâncias são os intervalos da escala:

de Do para Re ->1 Tom
de Ré para Mi -> 1 Tom
de Mi para Fá -> 1/2 Tom
de Fá para Sol -> 1 Tom
de Sol para Lá -> 1 Tom
de Lá para Si -> 1 Tom
de Si para Dó -> 1/2 Tom

Se contares a distância da Tónica até à 3ª quantos tons tens?
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 05:36

Entreaspando a tua cena, a minha cena não se denegre... trankilo.

Nota-se que não pensaste em nada.. e isso leva-me a perguntar, achas que pensei em quê? Na teoria dos cometas e dos asteróides? Na tabuada do Ratinho?

Trabalho de casa é fora dessas situações, quanto muito olhas para a situação que tens à frente, avalias opções, identificas opurtunidades e toca a andar!

O que tu fizeste nessa gravação foi só o toca a andar, quase que garanto que a nível de percepção e teoria não chegaste a identificar o que se passava naqueles dois acordes.. por isso foste às escuras e isso ouve-se, mandaste as jarras todas ao chão Laughing

Para fazer estas coisas e haver resultados temos de ter regras e datas, senão cada um toca o que quer quando quer... que é o que já fazíamos antes.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por davidlopes78 em Sex Out 03 2014, 05:37

2Tons.
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3

Mensagem por kouros em Sex Out 03 2014, 05:41

Vês, estás aí a ensinar teoria de lêr pautas básicamente...

Se o que nós temos é uma oitava dividida em 12 partes iguais, porque não começar por aí? Depois logo chegas à escala diatónica, daí tiras as tríades de cada grau, bla bla bla...

Essas distâncias de nota para nota não tem utilidade imediata a não ser que estejas a querer mostrar a alguém os intervalos numa pauta.

kouros
Guitar GOD

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: