Que tipo de guitarra comprar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Que tipo de guitarra comprar?

Mensagem por gumballon em Seg Abr 21 2014, 04:16

Boas pessoal. Resumindo a coisa, toco guitarra há 2 anos e pouco e tenho me sempre ficado pela guitarra electroacústica. Contudo, há uns meses que tenho a "pica" de arranjar uma guitarra elétrica de forma a brincar com umas ideias que tenho composto e que acho que podiam ganhar alguma coisa com uma sonoridade menos acústica. O problema é que não quero fugir muito à onda acústica e por isso o que precisava mesmo era uma guitarra que estivesse a meio caminho entre o tal registo acústico e um registo elétrico. Aparentemente, a resposta está nas guitarras hollowbody/semi-acústicas. Ora, o meu problema com isto é que estas guitarras estão muito associadas ao Jazz, estilo que me diz pouco ou nada, e todas as reviews que vejo são feitas nessa direcção pelo que pouco consigo tirar delas. Às tantas começo-me a perguntar se é mesmo o tipo de guitarra ideal para o que quero. O que acham?

Posso também acrescentar que tenho pouco interesse em gastar uma pipa de massa, afinal é a 1ª guitarra do género e é mais para experimentar que outra coisa, pelo que estou a tentar manter um budget máximo de 400/500 euros.
gumballon
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Guitarra : Ashton SL39CEQ
Guitarrista : Ritmo

http://www.youtube.com/user/TheGumBallonDrummer?feature=mhee

Re: Que tipo de guitarra comprar?

Mensagem por lore em Seg Abr 21 2014, 04:30

lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas

Mensagem por Aqualtis em Seg Abr 21 2014, 04:53

A minha opinião vale o que vale, mas se calhar optaria por uma guitarra que fosse o mais versátil possível, do tipo strat, tele, les paul, ires para guitarras hollowbody/semi-acústicas pode corresponder a sonoridade que pretendes agora, mas poderá não ser versátil para o futuro. Quanto a guitarra se poderes é experimentares várias e veres a que gostas mais. para o que tens disponível para investir já se encontra boas coisas.
Aqualtis

Post Count : 191
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por gumballon em Seg Abr 21 2014, 05:31

Recomendas, lore? Já há uns tempos que me tinha conformado que com o budget que tenho dificilmente ia além de epiphones mas estou, obviamente, aberto a outras marcas!

Percebo perfeitamente o que queres dizer, Aqualtis, mas visto que tenho uma strat da fender do meu pai em casa (um modelo fraquinho), neste momento não me preocupo muito com a versatilidade da guitarra. Quanto ao experimentar, também é algo que quero ter em conta. Até porque estou habituado a tocar numa guitarra que faz parte de uma slim line e portanto a tamanho do pescoço é algo que para mim pode fazer a diferença (e esse tipo de coisas só mesmo pegando na guitarra e experimentando).
gumballon

Mensagem por lore em Seg Abr 21 2014, 05:44

Acho bem construida e com bom vallue for the money .
Nada com passares na mr jack e testares por ti proprio .
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas

Mensagem por Aqualtis em Seg Abr 21 2014, 07:26

Ok se já tens guitarras eléctricas em casa então esquece o meu comentário, sobre as guitarras que procuras não posso ajudar pois não tenho experiência com elas.
Aqualtis

Post Count : 191
Guitarra : Várias, mas nunca demais

Mensagem por Slider56 em Seg Abr 21 2014, 16:42

Também não perdes por explorar outras alternativas menos usadas,como por exemplo guitarras baritone;afinam sensívelmente uma quinta abaixo do standard e têm sonoridades muito características que podem interessar-te.Por outro lado há guitarras electroacústicas com personalidades e formatos mais perto das eléctricas convencionais que também não seria má ideia explorar...!

Só um conselho de amigo: bem sabemos que a vida anda como anda e o dinheiro não cai do céu como gostaríamos,mas antes de impores a ti mesmo um orçamento,procura primeiro o que precisas;depois logo se vê se chega ou se partes para poupanças a médio prazo.

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11064
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Ser Bob em Seg Abr 21 2014, 17:43

Semi hallows apenas associadas a Jazz?? Em que planeta??

As Es-xxx encontras em todos os estilos. Desde Blues com o Sr. BB King, a origem do Rock com o Sr. Eric Clapton dos Cream até estilos mais agressivos e modernos com o Sr. David Grohl.

Depende de gostos, principalmente pelo tamanho, mas para quem está habituado a electroacústicas não deve ser problema.

Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Guitarra : Mais de 100

Mensagem por ze gibson's em Seg Abr 21 2014, 19:30

tens muito tipo de guitarras, uma stratocaster é bastante versátil, as hollow tambem sao boas, seja no rock, numa onda mais acustica, ou no blues...

opá, eu com uma les paul e com uma stratocaster consigo tocar de tudo... tens é que trabalhar para encontrar o teu som, isto é, um bom amp, talvez uns pedais.. etc, o que tens de fazer é:

encontrar uma guitarra/amp que gostes, e trabalhar com eles de modo a encontrar o som que prentendes...
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead

http://www.facebook.com/thebookrock

Mensagem por gumballon em Ter Abr 22 2014, 05:27

Obrigado pelas respostas.

Slider, a única razão pela qual falei no budget foi porque já sei o que a casa gasta e neste tipo de guitarras os preços sobem muito facilmente para valores absurdos, situação que não se justifica no meu caso.

Ser Bob, não disse que estavam apenas associadas ao Jazz... Mas sim que são associadas na maioria das vezes ao Jazz e ao Blues, estilos com que não me identifico. Por já ter visto vários outros guitarristas usá-las noutros registos é que fiquei curioso, e o David Grohl é um bom exemplo disso como o Tom DeLonge também é. Mas as reviews normalmente são feitas na direcção do Jazz, o que pouco me ajuda. Só para dar o exemplo, a review o lore enviou foi a primeira que vi em que o gajo esteve um bocado a brincar com acordes, ou em bom francês, a "strummar"  Razz 

Também é essa a ideia que tenho, ze gibson's. Até posso ter uma guitarra de sonho, mas se não tiver um bom amp...
gumballon

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: