Melhorar a tua guitarra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Melhorar a tua guitarra

Mensagem por ze gibson's em Ter Mar 25 2014, 09:41

Existem operações que podem ser feitas em qualquer guitarra para poder melhorar o seu som. Muitas delas são simples e não requerem muito tempo. São tão simples, que muitas vezes até são esquecidas.

Se tens uma guitarra com a cavidade posterior (onde vai o tremolo), esta costuma estar tapada por uma tampa e apertada por 6 parafusos. Pois retira essa tampa! Segundo muitas pessoas é impressionante como o som melhora fazendo esta operação.


Toma cuidado com todos os parafusos que tem a tua guitarra. Eles devem estar bem apertados para ter o melhor som possível, especialmente em áreas vitais, como a ponte, o braço e os carrilhões.


Se a tua guitarra tem um trémolo ou um Floyd Rose, que não usas para nada, então bloqueia-o com um bloco de madeira. Esta operação faz incrementar o sustain e o ataque drasticamente.


Faz um Shielding à  tua guitarra. Isso elimina drasticamente os ruídos electromagnéticos.


Deixa a tua guitarra respirar: Queremos dizer com isto para retirar a pintura de toda zona que não seja visível. Uma área crítica e muito esquecida é debaixo da ponte das Strats e Teles.  Eric Johnson é um adepto desta técnica. Também se pode retirar de dentro das cavidades dos Pickups, do trémolo e por debaixo do pickguard.


Confirma a cablagem da tua guitarra. A maior parte das guitarras de baixa e média gama falham na cablagem. Compra cabos de qualidade e faz toda a instalação novamente. É inacreditável o que isto pode fazer pelo tom da vossa guitarra.


Se acharem necessário, substituam os Pickups da vossa guitarra, os potenciómetros por outros de melhor qualidade, e em especial o jack de saída; não há anda mais incómodo que os estalinhos que causa um jack frouxo.


Retirem o braço da vossa guitarra. Raspem a cavidade até eliminar sujidade e pintura. No fim, passem lixa fina até obter uma superfície lisa. Façam o mesmo com o braço. Apertem os parafusos bem, mas sem os partir!!


Mandem fazer um nivelamento aos vossos trastes. Não permitam que os trastes altos, ou baixos, estraguem a vossa diversão.


Troquem aquela pestana de plástico barato por uma de Osso ou grafite.


Por favor! Usem um cabo de boa qualidade para ligar a vossa guitarra até o amplificador. O barato sai caro, e no caso dos cabos baratos, também é ruidoso. Para além disso, utilizem apenas o tamanho necessário. Quanto mais comprido for o cabo, maior é a perda de agudos.

______________________________________________________________________

Informações retiradas da fratermusic

Claro que nao há milagres, mas podem sempre melhorar um pouquinho do que têm nas vossas mãos, do que vi o que aconselho mais é mudar a eletronica, fazer um setup em condiçoes e trocar a pestana, e carrilhoes se necessário/possivel.
abraço, espero que vos ajude, nao é nada de outro mundo, mas é uma ajudinha.
avatar
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 22
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

http://www.facebook.com/thebookrock

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum