Exercícios - Iniciados/Intermédio/Avançado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Exercícios - Iniciados/Intermédio/Avançado

Mensagem por PedroGRock em Qui Set 25 2014, 12:58

desde há umas semanas para cá que tenho explorado o braço da guitarra a ver as cenas por intervalos e tambem a explorar o CAGED e as coisas são ate mais simples. localizar as notas atravez de intervalos é bastante mais fácil do que memorizar as notas no braço da guitarra. Vi a Luz xD
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 862
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por kouros em Qui Set 25 2014, 13:05

Aproveita a luz para veres mais portas abertas, aleluia irmão! cheers

Sabes a típica pentatónica que toda a gente começa com o indicador na 6a corda e segue por aí fora (sempre para a direita) com duas notas por corda?

Experimenta começar com o mindinho na 6a corda e seguir sempre para a esquerda, misturando uma nota por corda com 3 notas por corda...etc e tal.
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3066
Guitarra : Sim

Mensagem por sweepx em Dom Set 28 2014, 14:15

Como já foi aqui referido, julgo eu, o Marty Friedman é um perfeito exemplo (dentro do mundo da "guitarrada") em relação ao conhecimento quase total que ele tem das notas no braço, basta ver como ele toca. Ele utiliza shapes muito pouco ortodoxos e usa muitos cromatismos nas corridas que faz nos solos e, claro, aqueles bends de tom a tom e meio fantásticos. Mas reparei que ele usa muito as triades, isso reparei que domina perfeitamente. Mas adoro é ver/ouvir a maneira super fluída em como ele brinca com uma pentatónica menor de forma a soar única e como nada que tenha ouvido antes.
sweepx
Guitarrista de garagem

Post Count : 308
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Lead

Mensagem por kouros em Dom Set 28 2014, 17:43

O Marty Friedman tem uma boa noção de note placement a nível rítmico, por isso é que ele faz com que uma simples notinha aqui e ali com umas pausas no sítio certo façam toda a diferença.

Na minha opinião a maior fraqueza dos guitarristas é precisamente a noção de ritmo. Para eles o ritmo é a riffalhada e o "chugga chugga", quando pensam em tocar um solo alteram completamente os seus conceitos musicais e preocupam-se mais com "as notas que encaixam" e não em como/onde encaixá-las.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por sweepx em Dom Set 28 2014, 18:06

Yep, também eu sofro desse problema... acho que tb tem a ver com o que ouvimos a nível musical. O Marty Friedman sempre ouviu e ainda ouve muita musica japonesa (clássica e pop)o que lhe permite ter um leque bastante mais alargado a nível rítmico e nota-se bastante também no seu fraseado. Depois de já ter estudado variadissimas técnicas quer do Vai, Satch, Macalpine, Malmsteen, , Paul Gilbert, Gonçalo Pereira e outros desta onda mais acho único o que ele faz. Até agora nunca ouvi ninguém a tocar, nem sequer parecido, ao que ele toca. 5* é só o que tenho a dizer! Quem quiser ouvir guitarra de uma perspectiva completamente diferente ouça o álbum Scenes, só para aquecer...
sweepx
Guitarrista de garagem

Mensagem por kouros em Dom Set 28 2014, 18:58

Para a minha visão/essência/mentalidade/espirtualidade/wtf musical, variar entre vários lados da mesma moeda dão-me "tunnel vision".

Tenho mesmo de me inspirar noutros estilos musicais senão começo a achar que parei. Quando encontras artistas interessantes num género que desconhecias ou não costumavas ouvir, com o tempo dás por ti a gostar de outros géneros que já tinhas ouvido mas que na altura não entendias ou não te diziam nada.

Esses nomes que citaste são todos farinha do mesmo saco. Não estou a dizer que não gosto, até já comi muita farinha dessa mas se a partir de uma certa idade não tivesse começado a meter a colher noutros sacos, nesta altura ainda teria uma mente musical muito confinada à guitarra.

Nem que o nosso objectivo seja só tocar guitarra, acho que devemos ir buscar inspiração à música em geral e não aos instrumentistas senão chega a uma altura em que já não temos paciência para ouvir o que tocamos.

Mas isto são as minhas filosofias.. Razz
kouros
Guitar GOD

Mensagem por sweepx em Seg Set 29 2014, 01:27

Claro que sim, é muito importante ouvir outros estilos musicais! Só te dei exemplos em relação ao que estudava quando tinha 18 anos, no entanto tão depressa ouvia Satriani como Bach, Chopin(etc)... Danny Elfman, John Williams... De Megadeth a Daft Punk... de Nirvana a Seal... de Offspring a Michael Jackson... de Mamonas assassinas a Queen... de Pantera a Madona... LOL Opá, nunca mais saia daqui. E ainda continuo a ouvir e tento ouvir coisas diferentes.

Felizmente sempre gostei de vários estilos de música. Se só ouvisse guitarrada já tinha dado em maluco!!!! Shocked
sweepx
Guitarrista de garagem

Mensagem por sweepx em Qua Out 01 2014, 07:30

Só para partilhar este video, está muito bom! Grandes improvisos, mas sem dúvida a cereja no topo do bolo é quando o Paul Gilbert pergunta em que tom é que o Marty Friedman estava!!! A abordagem à guitarra é completamente "outside the box"! Shocked

Quem quiser dos 3:12 até aos 5:45, vale ouro. Wink
sweepx
Guitarrista de garagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: