Exercícios - Iniciados/Intermédio/Avançado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Exercícios - Iniciados/Intermédio/Avançado

Mensagem por bates em Qui Jan 16 2014, 08:49

Fixe 
bates
Guitar Hero

Post Count : 1398
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por Daniel Arouca em Qui Jan 16 2014, 10:18

por PedroGRock Hoje à(s) 14:53
Daniel, já agora envia me isso também. mais informação, nunca é de mais

Pedro,

Já seguiu PM com o link.

Bom estudo!
Daniel Arouca
Aprendiz de guitarra

Post Count : 65
Guitarra : Vintage Icon V6; Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort acústica AD810

Mensagem por kouros em Sab Jan 18 2014, 07:53

Por vezes a informação é demais.

É muito fácil atafulhar o disco com centenas de pdfs e vídeos e ficar com a consciência tranquila do tipo "ah, já consegui ali o material, depois vejo"...

Entretanto passam anos e como a variedade era tanta, 99% do material não chegou a servir para mais do que a 1ª vista de olhos.

Quando se está a estudar teoria ou prática, o mais importante não é absorver/tocar muita coisa mas sim estar com a presença de espírito necessária para fazer com que aquilo em que nos debruçámos por 30min realmente tenha valor em vez de andarmos 3 horas todos os dias a vêr coisas "ao de leve, aqui e ali".
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3066
Guitarra : Sim

Mensagem por PedroGRock em Sab Jan 18 2014, 08:51

Mas isso ai ja vai de cada um. Eu tenho montes de informaçao. Pdf's que abri 2 vezes. Mas isso é porque encontrei outrosdocs com a mesma info mas explicar deuma forma q achei mais simples. E com este topico, o ibjectivo principal, nao éteoria, mas sim exercicios que desenvolvam a tecnica de cadae que ao mesmo tempo, podem ser utilizados em composicoes. No ultimo juntei alguma teoria, mas é um extra
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 862
Guitarra : afinada

Mensagem por kouros em Sab Jan 18 2014, 09:29

Seja teoria ou prática, o que não falta são colecionadores de revistas e pdfs que se sentem confortáveis pela biblioteca de exercícios e sabedoria que possuem mas na prática não chegam a tocar nem estudar nada devidamente.

Mais vale ter 2 licks para aprender, executá-los e perceber a teoria e aplicação dos mesmos do que 2 livros de licks para enfeitar o quarto.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por PedroGRock em Sab Jan 18 2014, 18:26

Dou te toda a razao kouros. Alias, quem me passou grande partes dos pdf's é um gajo q nao soube aproveitar e mais importante, selecionar a info dos ditos cujos. Achas que toca muito, que é um guitarrista jazz ja com algum nivel e bla bla. É certo q ele sabe muito. Mas no fim, nao consegue aplicar o q sabe. A tecnica dele deixa muito a desejar e uma vez transmitiu me alguns conceitos q eu quando os fui estudar, cheguei a conclusao que nao estavam totalmente certos. Segundo ele, dominou os modos em 4 (??!!!?) meses. Eu ando a 6 meses e ainda nao domino o jonio totalmente. Mas é a tal coisa, ha que saber fazer uma triagem da info q se tem e ter um objectivo bem definido. E é como dizes, mais vale saber um lick ou dois e saber aplica los em diversos contextos do que saber 30 e nao saber aplica los. Ja presenciei isso. Um gajo que tinhas aulas comigo, dominava o braço da guitarra em C (Am), isto falando de improvisaçao. O prof meteu nos a improvisar em D e ele simplesmente nao dava uma pa caixa. 

Eu pasdo semanas ou meses sem pegar nos pdf's que tenho. Simplesmente trabalho duas ou 3 coisas e exploro licks que descubro quando tou a "aparvalhar" com a guitarra. Outro ponto importante, se tiverem como, gravem se a tocar. So assim podem detectar falhas e ficar com certas cenas gravadas q de outra forma, nunca mais se iam lembrar como tocaram
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por bates em Sab Jan 18 2014, 18:34

Esse gajo podia ser eu lol tirando a parte de dominar o braço claro mas sempre que saio do Am transformo-me numa batata. Às vezes afino uns tons abaixo para parecer diferente)  lol!
bates
Guitar Hero

Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180

Mensagem por PedroGRock em Seg Jan 20 2014, 06:14

Bates, isso trabalha se. Começa a fazer impros noutras tonalidades. Começa por A#m e por Abm (meio tom a cima e meio tom a baixo) é tudo uma questao de treino e com o tempo vais lá. Exige trabalho e dedicaçao. Eu tambem fui assim. Saia de Am e pumba. Atrufiava me todo. Dediquei me e agora tou confortavel em todas as tonalidades. Se quiseres posso dar te umas dicas via skype
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por bytewax em Seg Jan 20 2014, 07:14

Boas. Eu costumo escolher tonalidades, por exemplo. Algo que encaixe nas escalas que quero praticar. Tipo mete no youtube backtrack Am ou Em ou G ou whatever I feel like... e depois pratico em cima desenvolvendo as escalas. Esse de saber o braço em C/Am é usual mas se souberem usar os modos ficam tudo mais fácil pois imagina que tens um Sol Dórico, aí tanto podes usar as Pentatonicas de Sol menor como de Lá menor como se fores para uma cena modal terias a escala de Fá maior (com o mesmo fingering que sabes em C/Am). Por exemplo...

Eu para os modos fazia assim:
Sei localizar os intervalos nas cordas tipo. se tenho a Tónica - Lá no 5º espaço corda Mi, localizo a 4ª na corda Lá no 5º espaço - nota ré, 1 tom à frente é a 5ª que será Mi. A 3ª é atrás da 4ª, portanto seria Dó#, neste principio aprendi onde estão os intervalos pela tónica e o que faço a seguir:

Aparece a progressão Sol mixolídio Ré Dórico, aí se não sei de cor vou ver em que tonalidade é que o Sol é a 5ª como sei ver nas cordas procuro um Sol na corda Lá - encontro por exemplo no 10 espaço e já sei que se andar um tom para trás (8º espaço) tenho a 4ª e se subir uma corda tenho a Tónica... Assim tinha a escala de dó maior. No caso do ré Dórico (é fácil pois está 1 tom à frente, ou seja é a 2ª), etc...

Agora não vou por aí, agora uso as pentatónicas e espeto-lhes as notas relativas aos modos e faço os riffs ou solos a marcarem essa tonalidade. Se quero o dórico procuro a 6ªmaior (é o unico modo menor que tem um intervalo maior), se é aeolio vou enfatizar a 6ª menor...
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 703
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S

Mensagem por bytewax em Seg Jan 20 2014, 07:16

De qualquer forma tenho os meus cadernos da escola de jazz e qualquer dia ainda os ponho para vocês.
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por bates em Seg Jan 20 2014, 08:35

Vou experimentar improvisar meio tom acima e abaixo entao, nca tinha pensado nisso mas faz sentido Smile

Por vezes, em vez de Am, brincava um bocado em Em e nao era mau de todo (vá era) mas nas outras é pior.

Quanto aos modos, ainda comecei a aprender uma outra forma de alguns mas preferi focar so na pentatonica por agora, para nao haver confusoes. É que isto um gajo aprendendo so pela net, se debita mta info junta, colada com cuspo, depois n se percebe nada (como tinha teferido o Kouros).
bates
Guitar Hero

Mensagem por bytewax em Seg Jan 20 2014, 10:15

boas @bates, a melhor cena que te aconselho é fazeres o que digo no post. Domina as pentatónicas bem e junta só as notas dos modos em cada posição, exemplo:

Se tens pentatónica de lá menor juntas as notas dos parentesis e tocas licks na pentatónica mas foca-te em sobressair as notas entre parentesis, terás pentatónica de La menor + modo dórico e vê a que te sabe isso:
(se precisares de mais sal...)

-----------5---------(7)-8----
-----------5----------7-------
------(4)--5----------7-------
------(4)--5----------7-------
--3--------5----------7-------
--3--------5-------------8----

(pronto já tens aí as 6 - foi do copy-paste dos meus apontamentos...) não fosses tu tocar numa dessas guitarras especiais. Rock e ainda ganhas mais umas notas de borla - nada a cobrar - é gratisss!!!

Última edição por bytewax em Seg Jan 20 2014, 10:38, editado 2 vez(es)
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Seg Jan 20 2014, 10:30

Edit: Apaguei o que escrevi visto que isto era direcionado para guitarras de 5 cordas.  Olé  
kouros
Guitar GOD

Mensagem por revolver em Qui Mar 13 2014, 07:29

Daniel, enviei PM
revolver
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 148
Guitarra : ibanez rg prestige1620, ibanez rg
Guitarrista : Lead

Mensagem por PedroGRock em Ter Set 23 2014, 18:37

Tópico inicial actualizado!

depois de muito tempo sem meter aqui nada, eis que aparece algo novo. coisa simples de interiorizar e vai dar outra cor aos vossos solos e riffs.

Boas Guitarras \m/
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por kouros em Ter Set 23 2014, 18:51

O mais engraçado é que um dia descobrem que só é preciso conhecer um "shape" que é o cromático em relação à tónica.

Todos os outros sejam intervalos/arpejos/escalas/modos não são mais do que fragmentos do "shape" cromático em relação a uma tónica.

Não há nada de errado com "shapes" particulares de arpejos, escalas e etc. Aliás, tem a sua utilidade.

Então, porque é que estou para aqui a dizer isto?

Já vos aconteceu andarem anos agarrados a um shape em particular e depois descobrirem que uma tal escala ou arpejo que ouviam sempre falar era afinal apenas uma nota que mudava em relação ao que vocês sempre tocaram?

Quantos mais anos estão a pensar perder até conseguirem olhar para o braço como um "shape" cromático aplicável a qualquer situação?

A partir daí tudo o resto está automáticamente sabido, é caso para dizer "generalizem, só depois voltem-se para os casos particulares".

Este é o meu método, para mim resulta, para vocês pode dar buraco. De qualquer forma pensem no que disse, vejam se vos faz sentido e apliquem se for o caso.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Qua Set 24 2014, 09:45

@Kouros... não concordo muito com isso, apesar de também concordar com isso Smile

Haver um shape ajuda no caso de, imagina: tocas um riff e queres vincar certas notas que são da escala. Aí tens noção do que é teoricamente correcto tocar que irá soar bem. Aplicas o cromatismo como tons de passagem ou para soar um pouco fora.

Mas: tens de ter a noção do prato para poderes adicionar tempero. Durante alguns tempos toquei da forma que dizes, era tutti cromatiki, qd dava por mim era samba Smile mas adiante, o que dizes é correto se conheceres bem as teorias por trás dos acordes, dás ctg a usar substituições e acabas por perceber que podes fazer uma passagem II-V-I em descida cromática.

Agora, imagina que conheces a pentatónica de La menor e que entendes que ao adicionar esta ou aquela nota estás a tocar o modo dórico ou frígio, ou aeólio... epá é uma vantagem.

Isso do cromatismo é porreiro com coentros e sal a acompanhar com batata a murro, mas uma costoleta de vaca, \"poda\"-se,,, sabe pela vida... Rock
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Qua Set 24 2014, 10:08

Eu não falei em tocar cromaticismos nenhuns. O assunto que explorei é bem diferente disso que disseste.

kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Qua Set 24 2014, 10:20

Código:
Quantos mais anos estão a pensar perder até conseguirem olhar para o braço como um "shape" cromático aplicável a qualquer situação?

...
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Qua Set 24 2014, 10:48

...e?

É melhor leres outra vez o que escrevi, eu não falei em tocar cromaticismos em lado nenhum e esse quote que fizeste não é excepção.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por kouros em Qui Set 25 2014, 06:57

Consegui encontrar uma figura que explica o conceito que expus anteriormente (eu sei que podia ter desenhado mas só tenho o Paint lol).

Neste exemplo temos o shape cromático em relação à Tónica C (Dó). Sendo a escala da guitarra cromática, esta forma de vêr a escala liberta o tocador dos box shapes que para ele são pouco mais que uma figura e faz com que fácilmente toque qualquer escala, arpejo/acorde, intervalo a partir apenas da fórmula que pretende implementar.

Diria até que quem sempre teve medo de teoria musical e se refugiou atrás de shapes devia meditar sobre o que aqui foi exposto. É bem possível que se faça luz e que de um momento para o outro fiquem a perceber como a teoria é simples e bastante útil.

Não liguem aos espalha brasas que vem para aqui tentar complicar as coisas, eu não falo aqui em nenhuma situação musical específica logo não há aqui nenhuns cromaticismos metidos ao barulho.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Qui Set 25 2014, 11:31

Muito útil para quem quer construír acordes pelas fórmulas, por exemplo. cyclops
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Qui Set 25 2014, 11:35

Acordes, escalas, fragmentos, intervalos, treinar o ouvido, transposições, conhecer o braço da guitarra... tudo.
kouros
Guitar GOD

Mensagem por bytewax em Qui Set 25 2014, 11:40

um mas... O meu grande problema com este método sempre foi quando tenho de ir para as primeiras cordas, confunde-me um bocado visualizar as cenas todas para fazer tríades por exemplo...
bytewax
Guitarrista dedicado

Mensagem por kouros em Qui Set 25 2014, 11:48

Isso é bem simples. O padrão cromático é o "universo", são todos os intervalos possíveis dentro de uma oitava de uma guitarra normal.

Sendo os intervalos constantes, a repetição também é constante portanto basta memorizar onde está a nossa nota de referência (tónica ou o "1" do boneco) em cada corda.

Sabendo que a partir do 12º trasto estamos a repetir tudo, temos portanto uma única tónica em cada corda! Não pode haver mais fácil de memorizar do que isto... além disso com esta sabedoria conseguimos automáticamente tocar outros instrumentos por sabermos o que estamos a fazer e não por irmos fazer "shapes de guitarra no teclado do piano".
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: