Shielding - for dummys

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Sex Ago 17 2012, 17:44

Pessoal,

no seguimento do tópico que criei sobre pickups (este: http://guitarradas.forum0.net/t10834-pickups-os-principios-e-alguns-single-coil-mods ), e aproveitando o facto de ter esventrado a minha guitarra para refazer o shielding, tirei umas fotos, fiz um videozito com o resultado final e criei este tópico para esclarecer o pessoal que por cá anda sobre o que afinal é o shielding, e responder à questão "porque reduz o ruído dos single coils?". Acho que será interessante pois já não é a primeira vez que vejo malta aqui no forum mostrar shieldings feitos "às 3 pancadas" ou outros que julgam que ter shielding é ter a cavidade pintada de tinta condutora.
Obviamente, não é.

Vamos por partes.

1- Porque razão os single-coil são tão ruidosos?

Os pickups são essencialmente SENSORES, certo? "Sentem" a vibração das cordas, transformando essa energia mecanica em energia eléctrica. Mas infelizmente, também sentem todos o ruído electromagnético, forças eléctricas, electroestáticas, enfim... uma panóplia de ruídos que existem à sua volta. Funcionam como se fossem antenas receptoras de ruído.
Exemplos de fontes de ruído vão desde microndas, lampadas fluorescentes, a própria instalação eléctrica das nossas casas (o famoso 50cycle hummmm - 50Hz, que é a frequencia da tensão/corrente existente), e.......o nosso corpo.
Sim. O nosso corpo funciona como fonte de ruído. E também como receptor desse ruído.
Explicando melhor, o nosso corpo absorve ruído existente no meio onde se encontra, como se uma antena receptora se tratasse. Vai acumulando esse ruído, absorvendo-o... o nosso corpo fica carregado de ruído, prontinho a ser descarregado. (não acreditam? experimentem tocar na ponta do jack de um cabo ligado ao vosso amplificador, e digam lá se o ruído aumenta ou diminui?)
Quando pegamos na guitarra, vocês imaginam o que acontece: os pickups, sensíveis como uma antena receptora, "captam" o ruído que existe à sua volta, mas ainda mais o que existe no nosso corpo com grande intensidade.
É por isso que os pickups single-coils são tão ruidosos.
Os pickups humbuckers - hummmm-buckers, vem daí o nome - reduzem substancialmente esse ruido captado através de uma técnica que usa dois single-coils ligados em série, mas com polaridades trocadas (essa técnica está visível num video que coloquei no tópico sobre pickups).
Em contrapartida, devido a ter dois single-coils em série, aumenta a sua impedancia, pricipalmente a sua capacitância, que torna o som deste tipo de pickup mais dark sounding, tom menos natural que um single-coil.

2 - Enter the shielding

O shielding, como o próprio nome indica, é um escudo protector. Protege a zona onde está montada a electrónica da guitarra dos efeitos negativos do ambiente onde ela se insere, ou seja o ruído.
Este "escudo" é baseado na Gaiola de Faraday para reduzir substancialmente o ruido provocado por campos eléctricos externos. Dentro dessa gaiola o campo eléctrico é muito reduzido. Para montar uma "gaiola" com estas características somos obrigados a usar material condutor como por exemplo o cobre, o alumínio, a grafite (daí a tinta de grafite), prata...
Este tipo de gaiola irá proteger do ruído electroestático igualmente. Este tipo de ruído é absorvido pelo "escudo", e este escudo deverá ser ligado à massa/terra para que o ruído absorvido seja descarregado por aí e não seja transmitido aos pickups.

Muito bem, dito isto vamos às fotos.

3 - Shielding my guitar

O que vamos precisar? Tanto faz folha de cobre autocolante, alumínio autocolante ou de cozinha, tinta de grafite, seja o que for o importante é manter a continuidade eléctrica da "gaiola" entre todas as partes que a constituem (pickguard-cavidade) até à massa/terra/ground (whatever you call it).
Também utilizei um ferro de soldar para soldar uns fios à folha de cobre - NOTA: a solda só pega se usarem folhas de cobre, não pega em alumínio. Não é essencial fazê-lo através de solda, mas eu decidi fazer dessa forma porque usei cobre. Caso usem alumínio, podem garantir a continuidade usando um parafuso e uma anilha para o mesmo efeito.
E.... um multímetro se fazem favor. COnvém sempre ter um por perto. Servirá para assegurar que existe continuidade electrica.

Aproveitei uma compras que fiz na banzaimusic e adquiri um kit de cobre autocolante como este:


e meti maos à obra.

Primeiro cobri todas as cavidades da guitarra com cobre autocolante:

(clicar para expandir a foto)


Como podem verificar, deixei sempre um pouco de cobre a transpôr as bordas.
Sabem porquê? Porque quando o pickguard estiver com "shielding" e for colocado na guitarra, haverá continuidade com o cobre das cavidades devido ao contacto do cobre nessas bordas.
Usando um multímetro garanti também que existe continuidade entre os diversos pedaços de cobre colados nas cavidades - é evidente que não existe continuidade entre a cavidade do jackplate e a cavidade dos potenciometros/pickups. Iremos garantir isso com ajuda de um fio condutor. Ja vamos ver mais à frente...

Continuando, shielding ao pickguard:


Podem perguntar "oh Z3d, então nao cobriste o pickguard todo porquê?"
Eu respondo:
1- o cobre está caro...
2- não é preciso, pois só me interessa garantir que cubro as cavidades onde o pickguard vai assentar para garantir a continuidade eléctrica e fechar a "gaiola"  (farto-me de falar sobre isto, mas a continuidade é o mais importante!).

Entretanto peguei no fio que vem do tremolo e .....
Antes de continuar, se não sabem para que serve esse fio eu explico. É através desse fio que o nosso corpo descarrega electricidade estática para a terra/ground/massa. Alguma vez se perguntaram porque é que o ruído tende a desaparecer quando tocamos nas cordas?
Não, não é porque o nosso corpo faz de massa.
É precisamente o contrário. É através desse fio que ligamos o nosso corpo à massa para descarregar o ruído. Quanto menos ruído o nosso corpo tiver acumulado, menos ruído é "transmitido" para os pickups. Estão a entender?

Continuando então. Peguei no fio que vem do tremolo e soldei-o ao cobre na cavidade dos controlos - normalmente este fio vem de fábrica ligado à carcaça dos pots, que por sua vez vão ser interligados à massa. Mas como o shielding vai ser todo ligado à massa também, o efeito de soldar o fio vai dar exactamente ao mesmo.

Cá vai a foto dele lá soldado, é o fio preto.


Reparem que nesse ponto de solda, soldei também um fio azul claro. Esse fio azul vai passar pelo buraquinho que liga essa cavidade dos pots ao "ground" no jack ouput, onde o ruído vai ser "descarregado" e de forma a garantir ....... you guessed it, a continuidade!
Note-se que podia ser ligado num outro ponto de "ground", e não necessáriamente no jack de saída. Por exemplo as costas do potenciômetro de volume está (normalmente e regra geral) ligada ao "ground". Podia então ser ligado tb nesse ponto.

Foto do trabalho completo.


Ok, tudo ligadinho e pronto para o teste final. Será que resultou?!



Espero ter contribuido para esclarecer algumas dúvidas que ainda possam existir sobre este assunto.
Alguma coisa apitem que estou cá para isso (e para levar nas orelhas tb!)

Força aí, sem medos!


Última edição por Z3D em Qua Jan 13 2016, 06:37, editado 6 vez(es)
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Zito em Sex Ago 17 2012, 20:31

muito bom Wink
avatar
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 25
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por PedroOliveira em Sex Ago 17 2012, 21:28

Palheta +5 Muito bom Z3D
avatar
PedroOliveira
Guitarrista dedicado

Post Count : 640
Idade : 23
Localização : Portugal
Guitarra : Vintage V100, LAG AK100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Scorp em Sab Ago 18 2012, 02:14

Mais uma vez temos aqui um óptimo tópico Z3D!!!!

Brevemente, quando mudar as cordas, quero fazer um shielding à minha Strat e as poucas dúvidas que tinham acabaram por se dissipar com este tópico Twisted Evil



Palheta +5 Palheta +5 Palheta +5

_________________
avatar
Scorp
Moderador

Post Count : 3540
Idade : 33
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por .:Rodrigo:. em Sab Ago 18 2012, 03:51

Muito fixe, obrigado!
avatar
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4119
Idade : 21
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por GuitarParts em Sab Ago 18 2012, 04:07

topico excelente para ficar fixo.

só uma questão, se o shielding for feito em aluminio a solda não agarra, pode-se utilizar um parafuso e uma anilha para o efeito, certo?

avatar
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 43
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Sab Ago 18 2012, 06:09

Guitarparts: exactamente, tens toda a razão. A solda não pega em alumínio.
Vou editar o post e incluir essa nota importante.

Aproveito para agradecer a todos.
Peço-vos no entanto que caso encontrem alguma gralha ou informação incorrecta, por favor digam-me. Eu não sou detentor da verdade absoluta e posso-me ter enganado.


Última edição por Z3D em Sab Ago 18 2012, 06:11, editado 1 vez(es)
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por .:Rodrigo:. em Sab Ago 18 2012, 06:11

GuitarParts, também acho que devia ser fixo. Deixa lá ver o que o resto da equipa acha, mas não me parece que achem mal
avatar
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4119
Idade : 21
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por GuitarParts em Sab Ago 18 2012, 06:22

Z3D, nem tu ninguém é dono da verdade embora haja muita gente a achar que o é. Fixe
avatar
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 43
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Sab Ago 18 2012, 06:26

True story

avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por lowprofile em Sab Ago 18 2012, 10:45

Z3D:
vim aqui só para dizer que este teu topic está um estalo.
parabéns! Smile
avatar
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 105
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Sab Ago 18 2012, 10:48

Tks a bunch Fixe
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por ObiQueloKenobi em Sab Ago 18 2012, 11:48

Ganda post. Devia ir para fixo, tal como outros que andam por aí e que são essenciais para quem gosta de perceber a cena.

ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por ali3ncorp em Sab Ago 18 2012, 12:19

wow...um topico sobre shielding mais completo que já vi...completo e perceptivel até para quem nao percebe nada do assunto..

Acho que quem não tem ideia nenhuma disto vai ficar a perceber a logica da coisa...

Já à muito que não aparecia nada tão util por aqui pelo forum...
A ideia da continidade entre a cavidade dos pus e do jack está muito fixe, assim asseguramos que TUDO está a "descarregar bem as energias"

_________________


PROJECTO Mark Hoppus (Blink-182 / +44) Bass Guitar Replica
PROJECTO Tom Delonge (Blink 182) surf green strat Replica
PROJECTO LP Tom Delonge (Blink 182/AVA) Gibson Look
PROJECTO SONUS Top Telecaster
Guitarras Sonus
avatar
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2241
Idade : 34
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Sab Ago 18 2012, 13:02

obrigado alien.
Epa a ideia é mesmo essa, esclarecer as pessoas porque já percebi que muita gente diz que vai fazer shieldings quando a guitarra faz barulho mas não faz mesmo ideia de como o fazer nem como funciona e, acima de tudo, o que faz funcionar....
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por used4music em Sab Ago 18 2012, 15:32

Palheta +5 Pela disponibilidade...
Palheta +5 Pela abordagem simples, bem fundamentada e ilustrada...
Palheta +5 Acima de tudo por partilhares e vestires a camisola!
avatar
used4music
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 188
Idade : 44
Localização : Lisboa
Guitarra : Usadas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por carlosxana em Sab Ago 18 2012, 15:45

fixoooooo Berro
o melhor que ja vi
avatar
carlosxana
Guitarrista de garagem

Post Count : 491
Idade : 46
Localização : gaia
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Dom Ago 19 2012, 22:10

Obrigado a todos, fi-lo com todo o prazer.

Obrigado a quem o colocou em sticky Smile
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 em Seg Ago 20 2012, 08:09

De nada (fui eu que fixei este tópico)... Razz

só um pequeno detalhe: a partir do momento em que deixas o shielding transbordar das cavidades,não tens necessidade de passar o tal fio amarelo,porque quando fechares o pickguard,a folha de cobre colada no mesmo vai fazer contacto entre a da cavidade dos pickups e pots e a do jack. Wink


Última edição por Slider56 em Seg Set 10 2012, 11:26, editado 1 vez(es)

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11080
Idade : 61
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Seg Ago 20 2012, 08:55

só um pequeno detalhe: a partir do momento em que deixas o shielding transbordar das cavidades,não tens necessidade de passar o tal fio amarelo,porque quando fechares o pickguard,a folha de cobre colada no mesmo vai fazer contacto entre a da cavidade dos pickups e pots e a do jack.

Slider, está equivocado. Repara que o pickguard não cobre o jackplate. Daí ser necessário passar o fio azul claro. E o fio amarelo liga o borne de massa do jack fêmea ao cobre da cavidade do jackplate - que por sua vez está ligado ao resto do shielding pelo fio azul.
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Uminety em Seg Set 10 2012, 09:20

Li, exprimentei, e esta a 5 estrelas, gracias Very Happy
avatar
Uminety
Guitarrista de garagem

Post Count : 326
Idade : 24
Localização : Tábua
Guitarra : Maya Les Paul, Stagg S300-TR, Yamaha Pacifica 312
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 05/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 em Seg Set 10 2012, 11:33

Tens razão Z3D... Smile

outra coisa que convém prestarem atenção:

quando se faz um shielding na cavidade para os potênciómetros,convém terem muito cuidado quando assentarem os pots sobre a folha,seja de alumínio ou de cobre,ou mesmo em tinta conductora,porque se os pots forem dos modelos mais flats sem falange,pode muito bem acontecer que os terminais dos pots toquem inadvertidamente na blindagem e isso dá raia da grossa.
Nesta situação costumo optar por recortar uma pequena capa de plástico fino de maneira a isolar os terminais da blindagem;também serve um pedaço de fita isoladora de electricista ou mesmp fita gaffa da boa.
O mesmo cuidado deve ser tido em conta nas cavaidades das Strato's e Tele's por debaixo e em redor dos switchers de 3 ou 5 posições.Se estivermos a falar de Fender's originais,não deve haver problema porque a profundidade das cavidades tem em conta a dimensão dos diversos componentes,mas em réplicas ou kits,as medidas não são exactamente iguais para evitar chatices de copyright...!

Relativamente a alguns pots,que costumam trazer uma pequena guia na vertical,convém partir essa guia,senão o potenciómetro assenta encavalitado,o que dá mau aspecto.

A tal guia é aquela saliência do lado esquerdo sobre a periferia do pot.

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11080
Idade : 61
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Prats em Seg Set 10 2012, 15:28

Uau. Uma pergunta Z3D: esta técnica faz sentido para Humbuckers? Ou torna-se desnecessário?
avatar
Prats
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D em Seg Set 10 2012, 18:51

Prats: dito de uma forma muito prática, um "humbucker" são dois single-coils ligados em série mas com os sinais desfasados em 180º para que o ruído tenha tendência a anular-se. No fundo são duas antenas receptoras de ruído, mas cujas ligações estão de tal forma que os ruidos que ambas captam vão "chocar" um no outro e terão tendência a anular-se (isto dito assim de uma forma muito crua claro).
Quero dizer com isto que o ruído é reduzido - e muito - mas não é eliminado, não é anulado nem ficará = zero, entendes?
Daí, talvez por pancada minha, assim que tenho possibilidade faço shielding a todas as guitarras, sejam com HBs ou qualquer outro pickup....

Slider: realmente chamaste atenção para essas particularidades e são muito importantes. Às vezes um gajo anda a bater mal porque as coisas não estão a resultar como deviam, e a causa passa por isso mesmo. E nem nos passa pela cabeça Fogo!


Última edição por Z3D em Ter Set 11 2012, 10:01, editado 1 vez(es)
avatar
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 44
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por carlosxana em Ter Set 11 2012, 02:55

olha o que posso dizer por experiência própria é que fiz shielding a minha schecter e detestei o resulta..... não durou um mês e retirei tudo..

a guitarra ficou com muito menos brilho, meio abafado, sei la tinha perdido a alma.....

em comparação fiz a stratocaster e sem duvida it´s a liveeeeeeeeee...
avatar
carlosxana
Guitarrista de garagem

Post Count : 491
Idade : 46
Localização : gaia
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum