Amplificador a valvulas

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Amplificador a valvulas

Mensagem por Executioner em Dom Fev 05 2017, 13:17

Fui á Teamusica mas não tinham lá nada dentro do que procuro. Pelo que tenho visto e dentro dos preços que posso pagar talvez o Laney VC15-110 seja a minha escolha, mas gostava de o experimentar antes de tomar a decisão final. Ainda tenho de passar na Euromusica do Dolcevita pra ver o que têm por lá.
Executioner
Aprendiz de guitarra

Post Count : 63
Guitarra : ESP
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por guitargold em Seg Fev 06 2017, 04:11

Posso dar uma sugestão? já vistes a series cub da laney? eu comprei uma head que era apenas para tocar em casa, já usei 3 vezes ao vivo, alias tem sido o meu amplificador ao vivo desde que o tenho" parados ficaram a vk100 e o ironheart60", que seja em palcos ou ensaios, não te vais só pela potencia em W, o que interessa mais é a sensibilidade do altifalante, tenho 3 cabs, uma 212 com v30 e duas 412 uma com greenbacks e outra com seventy/80´s e devido á sensibilidade dos altifalantes com a v30 tem " mais som " que com as outras mesmo sendo esta uma 212.

se calhar não perdias nada em dar uma vista de olhos neles ...

guitargold
Guitar GOD

Post Count : 4980
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Slider56 em Seg Fev 06 2017, 05:10

Podes tentar,mas a Euromúsica nunca teve nada de jeito e eram um bocadito careiros...!Aproveitas e passas pela Lismúsica e Musifex,esta um bocado fora de portas...! Wink

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11017
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Schmeichel em Qui Fev 09 2017, 06:20

Eu acompanho a 200% o Slider neste comentário!
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3371
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por Executioner em Dom Fev 12 2017, 13:32

Obrigado pela ideia Guitargold, não tinha visto os cub da laney, existem mais opções. A minha intenção em termos de potencia é que dê pra tocar ao vivo, tipo bares. Não precisa ser muito potente, alem disso o orçamento é um pouco limitado.
Os 212 e 412 que falas são os cabinets da fender?

Obrigado pela dica Slider, já estive a ver onde fica e vou experimentar passar na Lismusica pra ver o que há por lá.
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Dom Fev 12 2017, 15:34

Eu tenho um minúsculo Laney Cub 8,porque gosto do som do bicho,mesmo com um altifalante de proveniência algo duvidosa.No entanto,conheço quem ande a fazer bares precisamente com os Laney Cub 12 R,mais alguns pedais e aquilo apesar da potência algo reduzida,chegam-se à frente que nem leões!!!!

Apesar da fraca potência,há sempre a possibilidade de micar os gajos o P.A. da sala resolve o problema.Se o bar for mais avantajado e se for mesmo necessário um backline mais eficaz,qualquer combo mínimamente decente entre os 20 e os 40 watts a válvulas resolve a questão.

Outra coisa que acho que já falei por estes lados...a potência é relativa e quando considerarmos um determinado amplificador para usar,nunca caiam na grossa asneira de o esticarem ao limite!Conheço muita malta,que mesmo em condições de volumes bem altos (porque as situações assim o exigiram!)nunca iam além dos cerca de 80 a 90% em termos de volume.Qualquer amplificador gera sempre ruído,seja lá porque motivo for,e quanto mais perto estiverem dos limites,mais se nota esse ruído de fundo.

Profissionalmente era absolutamente normal usarem-se amplificadores de potências muito elevadas,mas regulados para debitarem cerca de 40% da totalidade disponível;deste modo,o eventual ruído de fundo gerado pelos circuitos,cabos,alguma eventual interferência,ficava à partida reduzido ao mínimo...! Wink

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Executioner em Dom Fev 12 2017, 15:56

Pois, nem tenho considerado a possibilidade de micar um amp apesar de ser uma boa alternativa. E sim, a minha intenção é usar pedais.
Percebo o que queres dizer com a potencia dos amps. Se calhar com um amp a valvulas de 15 ou 20 watts teria de o usar quase na potencia maxima certo? Com um amp a valvulas entre os 20 e os 40 watts não precisaria de o usar nos limites e conseguiria obter uma melhor qualidade de som.
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por PedroGRock em Seg Fev 13 2017, 05:51

Eu costumo tocar com um amp de 15w a válvulas ao vivo e aquilo tem som que chega e sobra para os bares onde já fui. Nunca passei do volume 3/4 em 10..
Portanto com 20w ficas bem servido, em princípio.
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 832
Guitarra : afinada

Mensagem por Slider56 em Seg Fev 13 2017, 07:57

Tá respondido... Fixe

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Executioner em Seg Fev 13 2017, 13:21

Ok obrigado. Sou novato nisto e gostava de levar a musica um pouco mais a sério.
Agradeço a vossa atenção Cool . Abraço
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por PedroGRock em Seg Fev 13 2017, 13:24

e respondendo também a parte da qualidade de som, amps a valvulas com menos potencia, consegues melhor qualidade de som. o meu amp (Laney IRT Studio) tem a possibilidade de tocar a 15w ou a 1w. em casa é sempre a 1w. poupo os ouvidos dos meus pais e consigo melhor som, pois as valvulas reagem a volumes mais baixos do que se estivesse a tocar a full power.

a nao ser que vas tocar, no MEO Arena, Wembley ou semelhantes, 15/20W chegam bem e ha sitios que vai ser demais. se precisares de tocar num palco maior, microfone a frente do amp e uma boa monição de palco e tá feito.

presta atenção neste video e percebe porque existem guitarristas que usam milhentas colunas em cima de palco

PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Slider56 em Seg Fev 13 2017, 15:53

Este vídeo é uma pequena amostra do que se passa a nível profissional.Nada é deixado ao acaso,falhar NUNCA é uma opção e é perfeitamente natural haverem inúmeros backups,just in case...!Por certo notaram que cada um tem os seus sets de regulação,seja nos amps,efeitos e acessórios que entendam que devem usar.

Alguns riggs são bem mais complexos que outros (ver David Gilmour,Brian May,Mark Knopfler,por exemplo),e nada daquilo é show-off;se lá está é porque faz falta,nem que seja para um tema ou pequeno apontamento.

A nível "doméstico" ou caseiro,é possível fazer-se alguma coisa semelhante embora numa escala muito mais modesta.A eficácia de um backline depende antes de mais nada de se saber exactamente o que iremos precisar,sem embandeirar em arco,nem por excesso nem por defeito.Sabermos planificar o nosso backline faz parte da nossa formação enquanto músicos,seja a nível profissional ou amador.

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Executioner em Seg Fev 13 2017, 16:11

Achava que colunas em cima do palco fossem apenas pra show off. Muito fixe o video!
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Seg Fev 13 2017, 17:01

De há alguns anos para cá,generalizou-se o uso de monição in-ear ( um receptor com headphones específicos),mas nem sempre resolve.Ainda há muitos que não dispensam os monitores de chão e o backline.No caso dos AC/DC com excepção do baterista o resto da malta não param quietos;usam bastantes monitores espalhados nas áreas onde eles andam,e julgo que um ou outro devam usar in-ears,mas também os P.A.'s dos dias de hoje (line arrays) têm uma dispersão efectiva muito vasta...!

Há quem tenha os amps de backline à vista em stacks,como também os há escondidos e sai tudo à força de monitores e side-fills.Profissionalmente as hipóteses são muito variadas (consoante as especificações de cada banda/artista).

No teu caso específico,um bom combo (20 a 40 watts),com boa qualidade,os teus efeitos e guitarras,e se não chegar,micas o combo com um SM57 ou SM58 e tá o problema resolvido! Wink

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por guitargold em Ter Fev 14 2017, 04:04

por PedroGRock Ontem à(s) 20:24

e respondendo também a parte da qualidade de som, amps a valvulas com menos potencia, consegues melhor qualidade de som. o meu amp (Laney IRT Studio) tem a possibilidade de tocar a 15w ou a 1w. em casa é sempre a 1w. poupo os ouvidos dos meus pais e consigo melhor som, pois as valvulas reagem a volumes mais baixos do que se estivesse a tocar a full power.

a nao ser que vas tocar, no MEO Arena, Wembley ou semelhantes, 15/20W chegam bem e ha sitios que vai ser demais. se precisares de tocar num palco maior, microfone a frente do amp e uma boa monição de palco e tá feito.

presta atenção neste video e percebe porque existem guitarristas que usam milhentas colunas em cima de palco

desculpem o offtopic -

é curioso dizeres isso eu tenho o irmão do meio do teu irt " a cabeça de 60W " que atenua para 1w também, e sinceramente é como gosto mais do som dela e com o cub passa-se exactamente a mesma coisa, a realidade é que desde que tenho a head cub de 15W a valveking de 100W e o irt de 60W estão PARADOS, adoro aquele sacaninha de 15W, faz o que se propõe a fazer sem grandes pretensões e faz sempre bem feito, já ponderei seriamente vender a vk juntar mais uns trocos e comprar a cabeça lionheart de 20W
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 4980
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Executioner em Ter Fev 14 2017, 06:42

É realmente uma boa opção que eu não considerava muito, a hipotese de micar o combo. Já agora, é possivel usar qualquer micro dinamico certo? É que o sm57 e o sm58 alem de serem bastante bons são um bocado carotes.
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Ter Fev 14 2017, 09:16

Há quem jure pela alma de alguns microfones low-cost;estava a lembrar-me dos Fame,cópias ranhosas dos Shure.É certo que funcionam,mas não vale a pena porque o barato sai sempre caro.

A Shure tem um linha económica,a PG e encontras lá o PG 57 ou PG 56 que são excelentes para captação de ordem diversa.Para além de voz também são eficazes em combos,percussão,metais,etc...!

Outra coisa a ponderar : os Shure genuínos até nem são caros,e fazem o que prometem,mas atenção aonde os ligam: se ligarem a um equipamento mau,sujeitam-se a consequências.Se ligarem a equipamentos razoáveis ou mesmo bons,cumprem o que prometem sem prpblemas nenhuns.

A saber,há microfones profissionais a custarem dezenas e até centenas de euros (DP,Sennheiser,Schoeps,Neumann,etc...)

Também tens a Audio Technica com modelos equivalentes a preços muito aceitáveis.Tudo depende do teu orçamento. Neutral

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por PedroGRock em Ter Fev 14 2017, 12:21

Guitargold, eu gosto bastante do amplificador. Mas agora tem estado um bocado parado. Com a entrada num outro projecto, desta vez de covers, vi me obrigado a comprar uma pedaleira.
Optei por ir buscar um X3 Love, que ja tinha tido anteriormente e aquilo ligado a uma boa monicao/PA, chega e sobra. E e é tão prático xD
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Executioner em Qua Fev 15 2017, 15:42

Quero agradecer por terem dado resposta as minhas duvidas. Ainda deu pra aprender mais algumas coisas. Passo demasiado tempo a tocar, a melhorar a tecnica, aprender novas musicas, riffs, teoria e etc.. Estas coisas mais basicas a respeito de amplificação foi passando mais ao lado. Tenho tentado orientar me com o que tenho e acho que está na altura de procurar algo mais e tambem aos poucos vou montando o meu estudio.

Obrigado e abraço Fixe
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 em Qua Fev 15 2017, 16:01

Sejam quais forem as tuas escolhas,que sejam sempre com peso,conta e medida.Não vale a pena ter carradas de gear se não fizer mesmo falta,mas também ter o essencial e alguns spares (cabos,fichas,etc...)

Depois conta como foi... Wink

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por PedroGRock em Qui Fev 16 2017, 07:07

etsas te a focar naquilo que que é realmente importante, tecnica e afins.

deixo te mais um video para veres como o gear é secundário

Descrição do video

"this is Joe Satriani!!! my idol and i got to video him playing my favorite song. HES EVEN USING MY GUITAR AND AMP. the bad part was that i lost my whammy. he is using a knock off pig nose guitar with a peavey backstage 30 with a digitech rp 200 he is a really nice guy and no he cant come to your house i havnt seen him in months!!!!"

basicamente ela está a usar a um peavey backstage 30, com uma digitech rp200. a guitarra, não sei qual é. mas o tone do satriani está lá e o gear não é o dele (talvez a palheta seja dele xD)
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por pmf.c em Sex Fev 17 2017, 03:36

O Bonamassa já não mica os Amps (e que amps!). Usa um cabinet simulator (palmer pdi03) que envia o som para o PA. Os watts cada vez mais têm menos importância...´
Se não houver PA ou PA em condições é que são elas!
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/20/0d/1e/200d1e97868fdb17456e3cc39aaccff3.jpg
pmf.c
Aprendiz de guitarra

Post Count : 96
Guitarra : LP, SG, Strat

Mensagem por PedroGRock em Sex Fev 17 2017, 06:50

quantos e quantos fazem isso. tremonti em alterbrigde faz exactamente o mesmo. as colunas são so para som de palco.

já existem montes de artistas conhecidos que ao vivo usam fractal ou kemper. porque? pela mesma razao de sempre. mais pratico e o som é sempre igual. nao ha nada que faça variar o som no digital.

mas atenção a uma coisa, o som nos equipamentos digitais, sejam eles simuladores de speakers das DI ou processamento digital no caso das fractal ou kemper, nada é deixado ao acaso. os sons sao afinados ate o artista ouvir exactamente aquilo que pretende. depois ele tocar no amp real ou numa simulação, tu nem das pela diferença.

a questao de nao haver PA ou nao ser suficiente.
no caso do bonamassa ele nunca vai ter esse problema.

no meu caso, certifico me sempre que onde vou tocar, tem ou não PA. no caso de ter, vemnos se chega para as nossa necessidades, se for suficiente, melhor, se não for, levamos o PA da banda. nunca ficamos enrascados
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Slider56 em Sex Fev 17 2017, 10:11

Em termos de som profissional/industrial de topo,as diferenças entre analógico e digital são absolutamente irrelevantes e mesmo muito escassas. Daí para baixo infelizmente essas diferenças acentuam-se ,em boa parte devido à qualidade dos diversos equipamentos.

Nem todas os locais onde se toca música ao vivo têm P.A. em condições;a vasta maioria dos que ainda t~em qualquer coisa,são equipamentos muito rudimentares e pouco mais... Rolling Eyes

Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Scorp em Dom Fev 26 2017, 08:17

Eu toco ao vivo com um vox ac15 e raramente uso o volume acima dos 30%!!!!

15 watts para tocar ao vivo chegam e sobram para todas ocasiões, tendo sempre a conta a "micagem" do amp.

Post Count : 3516
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: