Amplificador a valvulas

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amplificador a valvulas

Mensagem por Klazz em Dom Ago 17 2008, 05:10

O que é e qual a diferença entre os outros?
Klazz
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 210
Guitarra : Ibanez Gio

Re: Amplificador a valvulas

Mensagem por Kaz em Dom Ago 17 2008, 16:46

a principal diferença que eu vejo dos amplificadores a transistors é que para começar tocam mais alto. depois têm em geral um ataque mais suave, e o som tem mais corpo. mais graves e médios. e quanto mais gain MELHOR! Smile

mas hoje em dia, com o nivel que temos de tecnologia, a coisa começa a diluir-se.
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead

Mensagem por Naré LiveMick em Seg Ago 18 2008, 06:24

Um Amplificador a valvulas tem um som bastante melhor, tal como disse o Kaz... So tem um defeito, que, pelo menos para mim nao e problema, tens que o deixar aquecer para poderes tocar, ou podes queimar alguma coizita la dentro Shocked ... Mas eu acho que, com o som que sai de la de dentro depois, compensa bem o tempo de espera!!! Ja tive um, ha uns dez anos e ele ja tinha uns 15 anos nessa altura... Espectaculo! Rock

Do not argue with an idiot. He will drag you down to his level and beat you with experience.
Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Post Count : 11113
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Standard Telecaster Custom MII) + (Squier Strat SE) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo

http://www.livemick.co.uk

Mensagem por SergioPt em Seg Ago 18 2008, 06:40

E na minha opinião as valvulas tem outro pekeno problema que é, so conseguires um som verdadeiramente bom kd o amp ta bastante alto, isto pa em tem vizinhos é preocupante, mas eu tb sou fa das valvulas
Mal tenha dinheiro pa isso vem um ca pa casa Razz
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2033
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por Klazz em Seg Ago 18 2008, 06:44

entao acham melhor investir num a valvulas de pouca potencia ou num digital com alguma potencia sendo que o preço deve ser o mesmo.(para ser sincero nunca vi nenhum valvulas a venda, se bem que nao procurei muito.
Klazz

Mensagem por SergioPt em Seg Ago 18 2008, 06:52

Epa, isso vai depender de ti, nada como ir a uma loja e experimentar tudo aquilo que teja dentro do preço k keres dar, porque dentro de amps a valvulas e a transistors tens mts tipos d som k sao caracteristicos de determinadas marcas e modelos, tens k ver o estilo que queres tocar, se n tens um estilo mt vincado convem-t um amp versatil, se queres efeitos integrados no amp ou nem p isso, tens mm k tocar e sentir o k t da o teu som
SergioPt
Guitar Legend

Mensagem por Klazz em Seg Ago 18 2008, 06:58

hmmm pois.ok obrigado.
Klazz

Mensagem por GoldMonkey em Seg Ago 18 2008, 12:10

- Tópico Movido -
GoldMonkey
ADMINISTRADOR

Post Count : 194

http://www.guitarradas.com

Mensagem por Convidad em Ter Ago 19 2008, 20:18

Antes de mais interessa deixar claro, que não existe uma opinião unánime.
Há quem diga que um bom amp solid state hoje em dia consegue igualar a um amp valvulado... são opiniões.

Tenho ao meu dispôr vários amps valvulados e solid state, posso afirmar que cada amp tem as suas caracteristicas, mas sinto que com a ajuda de um amp valvulado o som ganha mais cor e dá-nos overdrive´s mais quentes e crocantes.

Em relação a algumas coisas que disseram aqui em relação ao uso de amps valvulados para praticar em casa, podes sempre aumentar o volume de pre-amp e baixares o volume do power-amp (master).

Em termos de saturação de som... valvulas, valvulas, valvulas. Por isso muitas marcas entraram a fazer amps hibridos, com valvulas no pré-amp e power amp solid state.
Válvulas ou transitores?

A principal diferença entre as válvulas e os transistorres é a forma de
transferencia interna do sinal. Nos primeiros, o sinal é processado por
meio de um gás e, no transistor, por intermédio de um material
semicondutor sólido (solid state). Ao distorcer as valvulas geram apenas os harmónicos pares enquanto que os solid state geram harmónicos de todas as ordens, esta é uma explicação para a distorção valvulada ser mais "quente"... mas não me aventuro a fazer mais explicações neste campo para não dizer disparates.

Na minha balança? Valvulas 1 - 0 Transistores
Convidad
Convidado

Mensagem por Klazz em Qua Ago 20 2008, 05:16

Hmmm obrigado boa ajuda.
Klazz

Mensagem por SergioPt em Qua Ago 20 2008, 07:16

Avé PCarvalho Hurra!

Grande explicação sim sr
SergioPt
Guitar Legend

Mensagem por Painkiller em Qui Jan 29 2009, 13:52

Sim, sempre me disseram que os amplificadores a válvulas eram melhores. Penso comprar um mais tarde. Em principio é um Peavy Valveking 112, a 400 euros
Painkiller
Guitar Hero

Post Count : 1200
Guitarra : Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100

Mensagem por Convidad em Sab Jan 31 2009, 13:12

Hey!

Quanto a este assunto o que eu posso dizer é que, como quase tudo, depende muito de gosto e da utilização que lhe vais dar.

Agr na minha opinião e falando por experiencia própria, se queres um amp apenas para ter em casa para praticar e até para ensaios, aí um transistor é mais do que suficiente, é só chegar, ligar e tocar, até para andar de um lado para o outro com ele é muito melhor pois as valvulas são muito sensiveis e partem-se facilmente. Eu tenho um marshall AVT150 (é valvstate, aquele sistema que o PCarvalho falou de pré a valvulas e power a transistores) e gosto bastante dele, até tem o som porreirinho e uma boa potencia, mas depois de comprar o Marshall TSL 2000 que é totalmente a valvulas, a diferença é notória, um som mais quente, mais ganho, cleans mais definidos e cheios, distorção embora com mais ganho é bem mais definida, muito melhor em termos de qualidade de som.

Para mim o grande problema dos transistores é aquele som com uma caracteristica bastante digital que eu detesto, mas o preço entre valvulados e transistores ainda é consideravel, por isso devemos pensar bem o som que pretendemos e o melhor para isso é mesmo experimentar muitos amp's diferentes.

Para concluír, quanto aquela situação de só ser possivel tirar um bom som de um amp a valvulas com o volume alto, é verdade, no entanto alguns amp's trazem um botão(que eu agora não recordo o nome) que é um redutor de potencia, ou seja podemos ter o master volume alto e as valvulas bastante saturadas e o som sai consideravelmente mais baixo, é claro que se não accionarmos esse redutor de potencia o som é claramente melhor.

V.R.
Convidad
Convidado

Mensagem por TiagoDuarte em Ter Abr 13 2010, 09:25

Ouvi por aí dizer que é preciso substituir as válvulas de tempos a tempos, quanto tempo tem a vida de uma válvula mesmo?
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Post Count : 571
Guitarra : Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia

http://www.facebook.com/shelbybluesband

Mensagem por SergioPt em Ter Abr 13 2010, 09:45

Depende do tratamento que lhes dás...
Se tratares com cuidado 1 amp com muita rodagem pode precisar de valvulas ao fim de 3-5 anos
SergioPt
Guitar Legend

Mensagem por TiagoDuarte em Ter Abr 13 2010, 09:48

SergioPt escreveu:Depende do tratamento que lhes dás...
Se tratares com cuidado 1 amp com muita rodagem pode precisar de valvulas ao fim de 3-5 anos

Que cuidados devo ter?
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Mensagem por SYNAPSYS666 em Ter Abr 13 2010, 09:59

SergioPt escreveu:Depende do tratamento que lhes dás...

Isso não será assim tão líquido, pois com um biasing mais quente, por exemplo, podes reduzir a esperança de vida útil das válvulas.
SYNAPSYS666

Post Count : 211
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active

Mensagem por SergioPt em Ter Abr 13 2010, 10:21

Sim daí que já dei 1 espaço de 2 anos qu servem para cobrir essa variação entre amps e bias... Mesmo a malta que usa os amps high gain a rasgar não costuma trocar mt mais frequentemente do que de 3 em 3 anos, que eu conheço pelo menos...
Quanto aos cuidados, não andar com o amp aos solavancos, tentar liga-lo sempre em locais com corrente estavel, deixa-lo aquecer convenientemente antes de tocar, deixa-lo arrefecer depois de tocar para o transportar...
SergioPt
Guitar Legend

Mensagem por SYNAPSYS666 em Ter Abr 13 2010, 10:24

SergioPt escreveu:Quanto aos cuidados, não andar com o amp aos solavancos, tentar liga-lo sempre em locais com corrente estavel, deixa-lo aquecer convenientemente antes de tocar, deixa-lo arrefecer depois de tocar para o transportar..

Desses cuidados normalmente o pior é a corrente eléctrica dos locais dos gigs, pois quem tem amps a válvulas sabe que eles são piores que bebés...
SYNAPSYS666

Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active

Mensagem por TiagoDuarte em Ter Abr 13 2010, 16:56

E para que preço fica cada válvula?
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Mensagem por SYNAPSYS666 em Ter Abr 13 2010, 19:11

TiagoDuarte escreveu:E para que preço fica cada válvula?

Basicamente depende da marca...
SYNAPSYS666

Mensagem por Convidad em Sex Nov 26 2010, 14:48

Estou a pensar em comprar um amp a válvulas... Talvez um Marshall ma50c...
No outro dia experimentei-o numa loja e agradou-me bastante o som dele... Mas tenho um bocado de receio de comprar porque os amplificadores a válvulas carecem de muitos cuidados e não quero estar a estragar o amplificador, que não fica propriamente barato.
Para não falar que convém mudar as válvulas ao fim de algum tempo e ainda fica caro mudá-las.

Portanto, gostava de ouvir a vossa opinião.
Convidad
Convidado

Mensagem por Naré LiveMick em Sex Nov 26 2010, 15:05

Os cuidados não são assim tantos! Basicamente tens que o deixar aquecer durante uns minutos antes de tocar, não o podes abanar nem transportar de um lado para o outro quando ele está quente (ligado ou desligado) e tens que lhe trocar as válvulas quando ele pedir... Isso pode demorar 6/12 meses a vários anos ou décadas... Tudo depende se o deixas aquecer e se não andas sempre com o volume no máximo... Wink

Do not argue with an idiot. He will drag you down to his level and beat you with experience.
Naré LiveMick
ADMINISTRADOR

Post Count : 11113
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Standard Telecaster Custom MII) + (Squier Strat SE) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)

http://www.livemick.co.uk

Mensagem por Slider56 em Sex Nov 26 2010, 16:20

A questão do aquecimento das válvulas é muito pertinente e a nível profissional é normal os amplificadores terem um período de aquecimento à volta das 4 horas.Quando o pessoal chega aos locais dos concertos,já o equipamento de backline está em stand-by há muito.Por outro lado,o problema de corrente falado acima é um dos problemas que pode causar avarias séria num amp deste tipo,mas os solid state também se avariam por causa de corrente insuficiente ou em excesso!!!

Outra coisa a ter em atenção:quando acabarem de tocar,por muita pressa que possam ter,deixem o amplificador descarregar naturalmente pelo menos durante uns 15 minutos e só depois desliguem a ficha da tomada,mas não toquem nos bornes da ficha!!!Lá dentro entre outras coisas,existem uns componentes de electrónica que se chamam condensadores electrolíticos,cuja função é acumular tensão para ser debitada nos micro-intervalos mortos do funcionamento dos amplificadores.É muito fácil e até perigoso levar uma jarda nos dedos,se o amp for a válvulas e não tiver totalmente descarregado!!
Esperem pelo menos uma meia hora para arrefecer o amplificador,antes de o carregarem ou meterem na flightcase.As diferenças de temperatura bruscas não ajudam nada...

Tal como foi dito atrás,a duração das válvulas depende do esforço que se pede ao amplificador;se fôr sempre usado no prego,e com um sinal na entrada muito saturado,é óbvio que as válvulas de potência e rectificadora,vão durar muito pouco tempo;é um desgaste forçado,mas não quer dizer que os amps não aguentem,gastam é mais rápido.

A Cyberstore Thomann vende quase todo o tipo e modelo de válvulas de que alguém possa precisar,desde as TAD,Groovy Tubes,Mullard entre outras.Estas últimas são consideradas as melhores desde há muitos anos,mas outra marca foi boa referência durante muitos anos,a Tesla,fabricadas na antiga Checoslováquia (presentemente República Checa),e que forneceu carradas industrais de EL34,EL84,6L6GC,6V6,ECC80/81/82/83,e outras vulgarmente usadas em amps para guitarra e baixo.

As grandes diferenças em dinâmica,qualidade,impacto sonoro,performance entre amps a válvulas e solid-state é muito evidente em modelos de gama baixa/média,porque como em todo o tipo de equipamentos topo de gama,as diferenças são algo irrelevantes,como o Kaz salientou e muito bem.

Eu continuo a ser um fan incondicional de amps a válvulas (tenho 2),mas já experimentei e usei amps a transistores e gostei do que ouvi! Very Happy
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11056
Guitarra : Quite a lot!!!

Mensagem por Convidad em Ter Dez 07 2010, 13:28

É fácil aumentar o numero de válvulas num amplificador ?
Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: